FC Porto B: Triunfo arrancado a ferros pelo capitão. Crónica de jogo

FC Porto B: Triunfo arrancado a ferros pelo capitão. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

A equipa B do FC Porto recebeu e venceu a Oliveirense, por 2-1, e subiu quatro posições na tabela classificativa da Segunda Liga. De volta à competição três semanas depois do empate na Capital do Móvel (2-2), os portistas impuseram-se à formação de Oliveira de Azeméis com dois golos dos defesas centrais - um de Filipe Silva ao minuto 36 e outro de Gabriel Brás ao 90+3 - e passaram a somar os mesmos 12 pontos do Felgueiras (13.º) e do Paços de Ferreira (14.º), menos um do que o Vizela (12.º).

João Brandão retirou Diogo Fernandes, André Castro, Gil Martins, Gonçalo Sousa e Jorge Meireles, lançou de início Gonçalo Ribeiro, Rodrigo Fernandes, Tiago Andrade, Abraham Marcus e Anha Candé e este último até podia ter picado o ponto logo ao minuto 20, só que a finalização não esteve à altura da receção. Seguiram-se dois avisos de Ángel Alarcón, ambos sem grande perigo, antes de Felipe Silva responder afirmativamente ao cruzamento de Tiago Andrade para inaugurar o marcador de cabeça (1-0).

O assistente de serviço ainda esteve perto de dobrar a vantagem antes do intervalo, mas o sétimo remate azul e branco no primeiro tempo (contra um) saiu ligeiramente por cima. O segundo tempo arrancou com uma intervenção segura de Gonçalo Ribeiro, guardião apanhado desprevenido no lance do empate (1-1).

Brayan Caicedo, Gonçalo Sousa, João Teixeira e Gil Martins renderam Tiago Andrade, Abraham Marcus, Rodrigo Fernandes e Anha Candé e a barra da baliza de Arthur negou a melhor oportunidade dos “bês”, um cabeceamento nas alturas de João Teixeira. Gonçalo Ribeiro segurou o resultado com duas defesas seguras já dentro da reta final e o momento da tarde surgiu no terceiro de quatro minutos de compensação: livre de Dinis Rodrigues, bola na área e Gabriel Brás apareceu no sítio certo para dar a vitória aos Dragões (2-1).

Segue-se uma viagem até Trás-os-Montes para defrontar o GD Chaves no próximo domingo, dia 8 de dezembro, às 18h00 (Sport TV).

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-OLIVEIRENSE, 2-1
Liga Portugal 2, 12.ª jornada
1 de dezembro de 2024
Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival

Árbitro: Vítor Ferreira
Assistentes: Andreia Sousa e André Ferreira
Quarto árbitro: Luís Costa
VAR: Cristina Amaral
AVAR: Hugo Marques

FC PORTO B: Gonçalo Ribeiro; Dinis Rodrigues, Gabriel Brás (cap.), Felipe Silva, André Lopes, Domingos Andrade, Rodrigo Fernandes, Tiago Andrade, Ángel Alarcón, Abraham Marcus e Anha Candé
Substituições: Tiago Andrade por Brayan Caicedo (69m), Abraham Marcus por Gonçalo Sousa (74m), Rodrigo Fernandes por João Teixeira (79m), Anha Candé por Gil Martins (79m) e
Não utilizados: Diogo Fernandes; Luís Gomes, Filipe Sousa, André Castro e Jorge Meireles
Treinador: João Brandão

OLIVEIRENSE: Arthur; Casimiro, Noga, Tyler, Frederico Namora, André Santos (cap.), Sabino, Kohtaro, Candeias, João Silva e Schutte
Substituições: Tyler por Luís Bastos (45m), Casimiro por Iago Reis (45m), Frederico Namora por Klebinho (45m), João Silva por Veiga (78m) e Kohtaro por Tomoya (86m)
Não utilizados: Rui Dabó; Izumi, Schurrle e Zé Manuel
Treinador: Filipe Rocha

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Felipe Silva (36m), João Silva (65m) e Gabriel Brás (90+3m)
Disciplina: cartão amarelo a André Castro (23m), João Silva (27m), Sabino (41m), Ángel Alarcón (41m), Anha Candé (65m), Felipe Silva (85m) e Luís Bastos (90m)

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Fazemos a diferença na união, no rigor e no trabalho”

André Villas-Boas sente “a obrigação diária de manter o FC Porto sempre na linha da frente” e para tal “a união, o rigor e o trabalho do dia a dia” são imprescindíveis. Na abertura da 37.ª gala dos Dragões de Ouro, “um tributo à excelência, ao talento e ao esforço dos que engrandecem o nome do FC Porto em Portugal e no mundo”, o presidente referiu-se aos adeptos como “o coração e a alma do FC Porto, os guardiões de valores desde o dia da fundação” e descreveu o “apoio incondicional” dos mesmos como “a maior força” do clube.

Dragões de Ouro: Eis os vencedores

A 37.ª edição dos Dragões de Ouro decorreu esta terça-feira à noite e premiou as entidades e figuras que mais se destacaram ao serviço do FC Porto na temporada 2023/24. Pelo palco da Super Bock Arena passaram 18 vencedores ou representantes dos mesmos, nomes tão queridos como Rabah Madjer ou António Lourenço e tão sonantes como Pepe, Diogo Costa ou Galeno.

FC Porto: Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo dos Azuis e Brancos frente ao Sporting

Ficam disponíveis às 16h00 desta quarta-feira, exclusivamente na plataforma 2TICKET, os bilhetes para o jogo entre o FC Porto e o Sporting referente meia-final da Taça da Liga e agendado para as 19h45 do próximo dia 7 de janeiro, uma terça-feira, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa.