FC Porto: "Stop the purple": FC Porto lança equipamento especial de apoio à APAV"
Porto Canal
Stop the purple. Roxo é para vestir e não para marcar. Este é o mote da campanha da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), à qual o Futebol Clube do Porto se associa com o lançamento de uma camisola especial que será utilizada pela equipa feminina de futebol, em exclusivo, no jogo com o Leixões SC (domingo, 15h).
Com o objetivo de sensibilizar para o problema da violência doméstica, a camisola inclui pormenores em roxo, para que a cor normalmente associada a marcas de agressão se transforme em símbolo de solidariedade e apoio. O roxo deve ser vestido e nunca marcado na pele.
A camisola, produzida em parceria com a New Balance, inclui ainda a Constelação do Dragão e estará disponível numa edição limitada e exclusiva nas FC Porto Stores e Online, sendo que o clube irá doar à APAV 20 euros por cada exemplar vendido.
Paralelamente, o FC Porto alargará a parceria com a APAV a outras iniciativas para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação de Violência contra as Mulheres, a 25 de novembro, no dia seguinte ao duelo com o Leixões, onde este tema estará bem presente.
Esta parceria engloba, por exemplo, a venda na FC Porto Online Store da t-shirt “Stop the Purple”, que a APAV e a Agência Studio Nuts, produziram em conjunto com a marca Someone Said Clothes. Neste caso, a receita total irá reverter para a associação.
Tudo isto com o propósito de consciencializar para este problema, transformando dor em esperança e fazendo da cor roxa o mote para esse alerta.
Tiago Gouveia, diretor de Marketing do FC Porto, explicou esta parceria: “Conhecíamos esta campanha da APAV e, dada a crescente visibilidade da nossa equipa feminina, entendemos desafiar para fazer algo em conjunto, alertando para um problema que é transversal à nossa sociedade e onde o nosso papel, enquanto clube, é fundamental para passar a mensagem. O FC Porto não se desliga da sua responsabilidade social e a aposta que está a ser feita no futebol feminino permite-nos alavancar temas tão relevantes como este.”
Do lado da APAV, Rita Barbosa, Coordenadora de Angariação de Fundos & Parcerias da APAV, destacou o papel que o FC Porto pode desempenhar a chamar a atenção para a causa: “Sendo um dos maiores clubes portugueses, vai ajudar-nos a chegar a mais pessoas e vai ajudar bastante nesta campanha. É o primeiro ano que o FC Porto tem equipa feminina de futebol e enche-nos de orgulho ver estas jogadoras a apoiar esta causa.”
Carla Ferreira, Assessora Técnica da Direção da APAV, salientou também a importância desta parceria: “O que queremos é que esta mensagem do ‘Roxo para vestir e não para marcar’ seja o mais amplificada possível. Contar com o FC Porto neste passar de massagem é, sem dúvida, muito importante para nós. É um gosto poder começar e, certamente, cimentar no futuro esta colaboração.”