FC Porto (Andebol): Passagem garantida apesar do desaire. Crónica de jogo

FC Porto (Andebol): Passagem garantida apesar do desaire. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

FC Porto perdeu em casa do líder da Bundesliga (32-27) mas qualificou-se para o Main Round daLiga Europeia. 

Apesar de ter sofrido um desaire no reduto do Melsungen, na quinta ronda da fase de grupos (32-27), o FC Porto beneficiou do empate entre o Valur e o Vardar (34-34) para garantir o apuramento rumo ao Main Round da Liga Europeia de andebol.

Perante a conjugação de resultados na Alemanha e na Islândia, os comandantes do melhor campeonato do mundo terminam o Grupo F em primeiro lugar com dez pontos e os Dragões em segundo com cinco, enquanto os macedónios (três, em desvantagem no confronto direto) e os islandeses (dois) deixam de poder sonhar com a passagem à fase a eliminar, já que a vitória vale apenas dois pontos.

Os portistas começaram logo a perder por dois, mas mantiveram-se focados e exibiram-se a bom nível durante os 30 minutos iniciais, com Miguel Oliveira a render o lesionado Rui Silva na posição de central e a liderar a lista de marcadores com o mesmo número de remates certeiros de Mamadou Diocou (três). Não fosse a excelente prestação de Nebojsa Simic, que defendeu 10 dos 22 tiros à baliza da casa, e os Dragões jamais teriam ido para o descanso em desvantagem.

Pese embora a boa pontaria de Daymaro Salina, a faltas técnicas que haviam custado caro no primeiro tempo agravaram-se no arranque do segundo e aumentaram a distância até uns inéditos sete golos (25-18), diferença que fez Magnus Andersson lançar o guarda-redes Bernardo Sousa, de apenas 18 anos, que disse “presente” com uma intervenção de alto nível no último minuto. Com sete golos cada, o reputado Nikolaj Enderleit e o promissor Miguel Oliveira consagraram-se como os grandes artilheiros da noite em solo germânico.

O compromisso que se segue na agenda azul e branca é a receção ao Valur na próxima terça-feira às 19h45 (Porto Canal).

FICHA DE JOGO

MELSUNGEN-FC PORTO, 32-27
Liga Europeia, Grupo F, 5.ª jornada
19 de novembro de 2024
Rothenbach-Halle, em Kassel (Alemanha)

Árbitros: Andrej Budzak e Michal Zahradnik (Eslováquia)

MELSUNGEN: Adam Morawski e Nebojsa Simic (g.r.); Nikolaj Enderleit (7), Eric Balenciaga, David Mandic, Adrián Sipos (1), Dainis Kristopans (1), Dimitri Ignatow (4), Rogério Moraes (2), Florian Drosten (1), Elvar Jónsson (3), Arnar Arnarsson, Alexandre Cavalcanti (4), Hans Mensing (3), Timo Kastenig e Ian Barrufet (6)
Treinador: Roberto Parrondo

FC PORTO: Sebastian Abrahamsson, Diogo Rêma e Bernardo Sousa (g.r.); Pedro Valdés (3), Victor Iturriza (2), Thorsteinn Gunnarson (3), Jakob Mikkelsen, Miguel Oliveira (7), Diogo Oliveira, Daymaro Salina (4), Mamadou Diocou (4), Pedro Salvador, Leonel Fernandes, Pedro Oliveira, Ricardo Brandão (2) e Fábio Magalhães (2)
Treinador: Magnus Andersson

Ao intervalo: 15-13

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Apesar da distância, os portistas de Angola mantêm-se perto de nós no coração”

André Villas-Boas está em Angola para visitar a Casa FC Porto de Luanda, “reforçar os laços de amizade entre os dois países e, se for possível, criar novas sinergias” entre a instituição que lidera e “um país que já deu grandes jogadores”. À chegada à capital angolana, o dirigente mostrou-se ansioso por “estar perto do coração dos portistas, principalmente dos que vivem mais longe e seguem o clube à distância” após “sete meses interessantes e seguramente desafiantes” na presidência do FC Porto, um clube que quer “continuar a crescer e a vencer”. "É a isso que nos dedicamos e lutamos como equipa para que isso aconteça", declarou à saída do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

FC Porto (Formação): Gonçalo Oliveira assina contrato profissional

Gonçalo Oliveira assinou contrato profissional e prolongou assim a ligação ao FC Porto que já dura desde 2019. O médio defensivo começou a dar os primeiros toques de dragão ao peito no pólo do FC Porto em Braga antes de viver o “melhor momento” da carreira: “O melhor momento que vivi foi mesmo entrar no FC Porto, poder ir treinar ao Olival. Para um miúdo de 11 anos é incrível”.

André Villas-Boas: “Este é um clube que vive de títulos”

André Villas-Boas aterrou em Luanda de manhã cedo, visitou uma missão humanitária levada a cabo pela Casa FC Porto na capital angolana, almoçou com os órgãos sociais da delegação e reuniu com o homólogo do Petro de Luanda. Na antecâmara de um jantar na Casa do Embaixador, o presidente portista prestou declarações à imprensa local para reforçar a “fé absoluta” em Vítor Bruno, o treinador escolhido “para encarar o projeto desportivo” e que irá “continuar a apoiar porque assim o merece”.