Matosinhos vai ter 16 quilómetros de iluminações de Natal espalhadas por 88 locais

Matosinhos vai ter 16 quilómetros de iluminações de Natal espalhadas por 88 locais
CM Matosinhos
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Matosinhos vai ter, a partir de 22 de novembro, 16 quilómetros de iluminações de Natal espalhadas por todas as freguesias do concelho, num investimento de 299 mil euros, adiantou esta quinta-feira a autarquia pertencente ao distrito do Porto.

Este ano, o investimento na iluminação de Natal é mais 7,5% comparativamente a 2023, referiu numa informação enviada à Lusa.

Ao todo, Matosinhos vai ter 88 locais iluminados, mais 7% face ao ano passado, entre 278 árvores naturais iluminadas, ruas, mercados municipais, postos de turismo, praças, jardins e igrejas, num total de 16 quilómetros de iluminação e 1.611.170 lâmpadas de tecnologia LED (baixo consumo), especificou.

Serão colocadas 1.527 peças de iluminação constituídas por 15.332 elementos luminotécnicos, acrescentou.

Por todo o concelho, serão ainda colocados 62 pontos luminotécnicos com o símbolo identificativo da marca do município, mais 24% face a 2023, salientou.

Além disso, e com o objetivo de aumentar a interatividade com os visitantes, estarão colocados em diversos locais do concelho sensores de presença que detetam o movimento dos visitantes para ativar umas animações luminosas, frisou.

Já na rotunda São Salvador, conhecida por rotunda da Anémona, será instalada uma solução dinâmica que criará efeitos cintilantes de luz, revelou a autarquia.

Em todas as uniões de freguesia será instalada a “Árvore dos Desejos Encantados” que consiste num 'selfie point´ imersivo composto por um arranjo dinâmico de luzes que se elevam e que convidam os visitantes a fazer parte da instalação de Natal, vincou.

As luzes vão ser ligadas a 22 de novembro, à exceção da freguesia de São Mamede de Infesta onde vão ser ligadas a 01 de dezembro, e manter-se-ão até 07 de janeiro de 2025.

+ notícias: Norte

Braga é a nova Capital Inovadora em Ascenção

Braga foi distinguida como cidade europeia inovadora em ascensão, esta quarta-feira, no evento da Web Summit,que está a decorrer em Lisboa.

Falha no sistema informático do CODU do Porto obriga INEM a trabalhar com papel

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM do Porto está com constrangimentos no sistema informático, avançam fontes ouvidas pelo Porto Canal. De acordo com a mesma fonte também o CODU de Coimbra está a ser afetado pelo mesmo problema.

INEM assegura que atendimento, triagem e acionamento de meios estão a funcionar

O INEM assegurou esta quinta-feira que o atendimento, triagem e acionamentos de meios de socorro estão a funcionar, não existindo, neste momento, chamadas em espera, após organizações terem alertado para constrangimentos no sistema informático.