Campeão Europeu Pedro Fraga sexto nos Mundiais de remo em skiff ligeiro

| Desporto
Porto Canal / Agências

Amesterdão, Holanda, 29 ago (Lusa) -- O campeão da Europa Pedro Fraga foi hoje sexto na final dos Mundiais de remo em skiff ligeiro (LM1x), competição que decorre em amesterdão, na Holanda.

Adoentado na chegada aos Mundiais, o olímpico português, que competiu na pista seis, esteve sempre fora de uma prova invariavelmente liderada, com distância razoável, pelas três primeiras pistas, que valeram o pódio para Itália, Alemanha e Suíça, respetivamente ouro, prata e bronze.

Pedro Fraga ainda passou em quarto aos 500 metros, mas, sem referências dos líderes, acabou por cair para sexto, último lugar nesta final, posição que manteve aos 1.000, 1.500 e no final, concluindo com o seu pior registo em Amesterdão, em 7.07,940 minutos, face aos 6.49,920 do novo campeão, o italiano Marcello Miani, que nos Europeus de junho tinha sido prata, atrás do português.

Em 2013, o atleta portuense, único representante luso em Amesterdão, tinha sido quarto na Coreia do Sul.

Portugal vai assim demorar mais de 20 anos a conseguir o seu segundo pódio em Mundiais, uma vez que o único até à data foi conquistado a 17 de setembro de 1994 no quadriscull composto por Luís Ahrens Teixeira, atual presidente da federação, Henrique Baixinho, José Leitão e Luís Fonseca.

Pedro Fraga voltará em 2015 ao olímpico double scull com Nuno Mendes (oitavo em Pequim2008 e quinto em Londres2012), uma vez que o skiff ligeiro não é disciplina do programa do Rio2016.

RBA // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

FC Porto: Francisco Conceição, Medhi Taremi e Diogo Costa em destaque no jogo com o Chaves

O português foi o MVP Liga Portugal e o iraniano o MVP Porto, enquanto o guarda-redes manteve a baliza a zeros

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.