FC Porto (Basquetebol): À Porto na Bélgica. Crónica de jogo
Porto Canal
A equipa de basquetebol do FC Porto garantiu a passagem à segunda fase de grupos da FIBA Europe Cup com mais uma reviravolta memorável - à imagem do que acontecera no sábado diante da Oliveirense. Apoiados por uma ruidosa massa adepta na Bélgica, na sexta e derradeira jornada, os portistas recuperaram um atraso de 13 pontos durante a segunda parte e acabaram por vencer o Limburg por 83-76, terminando o Grupo I no primeiro lugar à frente do PAOK.
Privados de Phil Fayne devido a lesão, os comandados de Fernando Sá travaram o ímpeto inicial do conjunto da casa e ao cabo dos primeiros dez minutos apenas um ponto separava os dois emblemas. A partir daí tudo mudou: os belgas exibiam elevadas eficácias no tiro curto (55%), longo (50%) e nos lances livres (89%), que contrastavam com o desacerto portista e contribuíram de sobremaneira para o parcial negativo de 14-0 até ao intervalo (41-31).
O descanso fez bem aos Dragões, que regressaram mais certeiros e tiveram na dupla Max Landis/Xeyrius Williams as principais armas durante um terceiro quarto em que a desvantagem de 13 pontos baixou para seis (61-55). A recuperação azul e branca prosseguiu no derradeiro período, quando Toney Douglas e Tanner Omlid seguiram o bom exemplo dos compatriotas e consumaram a tão procurada reviravolta (71-72). Com o jogo a uma posse de bola a 32 segundos do fim, Douglas assumiu as rédeas e acertou um triplo que colocou cinco de distância no marcador, uma vantagem que nunca mais desapareceu.
Segue-se uma viagem até Albufeira, para defrontar o Imortal, no sábado às 15h00 (RTP2).
FICHA DE JOGO
LIMBURG-FC PORTO, 76-83
FIBA Europe Cup, Grupo I, 6.ª jornada
12 de novembro de 2024
Stedelijke sporthal Alverberg, em Hasselt (Bélgica)
Árbitros: Arnau Padros (Espanha), Tijmen Last (Países Baixos) e Iain Macdonald (Reino Unido)
LIMBURG: Javion Ogunyemi (11), Quentin Serron (6), Jaren Holmes (6), Wout Leemans (7) e Thibault Vanderhaegen
Suplentes: Jo Van Buggenhout (2), Jarne Lesuisse (4), Jonas Delalieux (12), Oskar Giltay (12), Kobe Abelshausen, Cliff Hammonds (2) e Elijah Pemberton (14)
Treinador: Raymond Westphalen
FC PORTO: Toney Douglas (17), Max Landis (12), Tanner Omlid (12), Xeyrius Williams (10) e Miguel Queiroz (6)
Suplentes: Miguel Maria, Devyn Marble (11), Hugo Ferreira, João Guerreiro, Gonçalo Delgado (7), Wes Washpun (8) e Luís Silva
Treinador: Fernando Sá
Ao intervalo: 41-31
Parciais: 16-15, 25-16, 20-24 e 15-28