Perfil de Facebook falso de bispo de Coimbra era usado para pedir dinheiro a pessoas

Perfil de Facebook falso de bispo de Coimbra era usado para pedir dinheiro a pessoas
Foto: Facebook da Diocese de Coimbra
| Norte
Porto Canal/Agências

A Diocese de Coimbra alertou esta terça-feira para um perfil falso que se fazia passar pelo bispo Virgílio Antunes no Facebook, para tentar burlar pessoas naquela rede social, afirmou à agência Lusa o vigário-geral da instituição.

Em comunicado enviado à Lusa, a Diocese alertou que surgiu na rede social Facebook um perfil em nome do bispo de Coimbra, esclarecendo que Virgílio Antunes não tem “qualquer perfil” naquela ou “em qualquer outra rede social”.

“Pede-se cuidado redobrado, a não aceitação da amizade ou a resposta a qualquer pedido que seja feito, nomeadamente de ordem económica”, afirmou a Diocese.

O vigário-geral da Diocese de Coimbra, Manuel Ferrão, referiu que a instituição teve conhecimento da situação na segunda-feira, recebendo vários alertas de pessoas que, depois de aceitar o pedido de amizade daquele perfil falso, receberam um pedido de dinheiro, através de mensagens.

“Entre ontem [segunda-feira] esta terça-feira, fomos alertados, que, depois do pedido de amizade, surgia uma conversa a pedir dinheiro para uma campanha solidária”, disse à agência Lusa Manuel Ferrão, referindo que foram identificadas “um conjunto de tentativas” de burla.

As pessoas acabaram por achar estranho o pedido de dinheiro, “com uma linguagem não correta, mal escrita”, em que até eram pedidos comprovativos de transferência, e alertaram a diocese, contou.

Manuel Ferrão não tem conhecimento de qualquer burla que tivesse sido consumada, mas a Diocese já avançou com denúncia junto da Polícia Judiciária.

+ notícias: Norte

Vórtex. Leitura de acórdão marcada para 20 de março no Tribunal de Espinho

A leitura do acórdão do processo Vórtex, que tem entre os arguidos dois ex-presidentes da Câmara de Espinho, foi marcada para 20 de março, mais de um ano e meio depois de o julgamento ter começado no tribunal local.

Homem detido em Aveiro por roubos e furtos a idosos em multibancos

Um homem de 58 anos foi detido na quarta-feira no concelho de Aveiro, por crimes de roubo e furto a idosos em máquinas de multibanco, por vezes com recurso ao uso da força física, informou a GNR.

GNR detém homem que se fazia passar por polícia em Penafiel

Um homem, de 52 anos, suspeito de se ter feito passar por polícia foi detido no início de janeiro em Penafiel, no distrito do Porto, revelou a GNR.