Douro Internacional promove projeto de educação ambiental “Miúdos pelo monte”

Douro Internacional promove projeto de educação ambiental “Miúdos pelo monte”
| Norte
Porto Canal / Agências

A Comissão de Cogestão Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) iniciou esta segunda-feira em Miranda do Douro a iniciativa “Miúdos pelo monte”, tratando-se de um projeto-piloto de educação e sensibilização ambiental destinado aos mais novos.

Esta iniciativa teve o seu início no Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, e vai estender-se a mais três agrupamentos de escolas de outros tantos concelhos que integram a área protegida do PNDI, como Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, e Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda.

Em declarações à Lusa, o vice-presidente da Câmara de Miranda, que acumula o pelouro da Educação, disse que este projeto-piloto é uma forma de os alunos mais novos das escolas conhecerem de perto a fauna e flora do PNDI .

“Esta é também um forma de dar a conhecer que nesta áreas protegida não há só restrições, mas também sensibilização ambiental num dos ecossistemas mais ricos da raia luso-espanhola”, vincou

Por outro lado, a Comissão Técnica da estrutura de cogestão desta área protegidas, presidida pelo autarca de Mogadouro, António Pimentel, indicou que este projeto tem por objetivo promover o conhecimento dos valores naturais e do território do PNDI e aumentar o interesse das crianças pela conservação e utilização sustentável da biodiversidade, bem como fomentar o sentido de pertença e de identidade em relação ao território.

Este projeto "será direcionado para os alunos do 4.º ano e de escolaridade e as atividades iniciam-se já neste mês dedicado à floresta autóctone, com o tema “Floresta na escola”, onde os alunos vão descobrir o que é uma floresta e quais as árvores da sua terra”, vinca esta Comissão.

No segundo período letivo estes quatro municípios vão procurar dar-se resposta a duas questões: Vivo num Parque Natural. Que aves voam nos nossos céus

No terceiro período, já com as temperaturas mais agradáveis, os alunos destes quatro concelhos serão convidados a descobrir a natureza e passar um dia no monte no território do PNDI, em convívio com os outros agrupamentos de escolas.

A iniciativa vai decorrer ao longo do ano letivo 2024/25 nos quatro municípios que integram o PNDI.

O PNDI é a segunda maior área protegida do país, onde estão inseridas 35 aldeias dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, e Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, numa extensão de 122 quilómetros, desde a barragem do Castro até à foz do rio Águeda.

+ notícias: Norte

Localizado corpo de mulher desaparecida no incêndio que destruiu pensão no Porto

O corpo da mulher que estava desaparecida na sequência do incêndio que na quarta-feira deflagrou numa pensão do centro do Porto foi esta sexta-feira localizado entre os escombros, adiantou o comandante dos Sapadores do Porto.

Prepare o guarda-chuva. Mau tempo regressa em força ao Norte este domingo

O norte e o centro de Portugal continental vão ser atingidos entre domingo e segunda-feira por uma superfície frontal fria, que trará vento, chuva e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Um morto em acidente entre motociclo e ligeiro de passageiros em Valença

Um acidente, esta manhã, na localidade de Ganfei, em Valença, entre um ligeiro de passageiros e um motociclo provocou um morto, disse à Lusa fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.