FC Porto: Derrota na Luz. Crónica de jogo

FC Porto: Derrota na Luz. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto sofreu um desaire por 4-1 na 11.ª jornada e passa a estar seis pontos atrás do Sporting (33) e dois à frente do Benfica (25), que tem menos um jogo disputado, na tabela classificativa do campeonato. Samu marcou o único golo portista no Estádio da Luz.

Vítor Bruno lançou Nico González na vaga de Danny Namaso e a primeira chance pertenceu a Galeno, que arrancou da esquerda e rematou por cima do travessão. Os lisboetas retorquiram passados cinco minutos, por Di María, e voltaram a fazê-lo por Kökçü num livre que obrigou Diogo Costa a sujar o equipamento. As ameaças dos avançados foram concretizadas por dois defesas em cima da meia-hora, quando Tomas Araújo descobriu Carreras e o lateral canhoto inaugurou o marcador com o pé contrário (1-0).

Depois de uma confusão na área que o guardião azul e branco se encarregou de resolver, o poste esquerdo negou o 2-0 a Pavlidis e o FC Porto reagiu: primeiro, Fábio Vieira atirou à figura; por último Nico errou o alvo em zona frontal; pelo meio, Francisco Moura cruzou e Samu fez o empate em cima do intervalo (1-1).

A igualdade durou pouco, já que Aktürkoğlu recuperou a bola no meio-campo, entregou a Aursnes e o norueguês assistiu Di María para o 2-1. A resposta de Fábio Vieira não teve consequências e o Benfica voltou a marcar por Pavlidis a passe de Bah (3-1), antes de João Mário e Pepê renderem Martim Fernandes e Eustáquio. Já com Danny Namaso no lugar de Moura, Otamendi sofreu falta dentro da área forasteira e Di María bisou de penálti (4-1). Gonçalo Borges entrou para o lugar de Fábio Vieira já perto do apito final de João Pinheiro.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Unidade e vitória”

Na Visão do Presidente da mais recente revista Dragões, já disponível em formato digital, André Villas-Boas recorda o passado 23 de novembro como “mais um dia de grande significado na vida do FC Porto” e como “uma jornada que, por todos os motivos, fica inscrita na história do clube”. “Como nem todos tiveram oportunidade de marcar presença” na Assembleia Geral que decorreu no Dragão Arena, o dirigente considera “da maior utilidade destacar alguns aspetos cuja partilha é um reforço do orgulho em ser portista”.

Vítor Bruno: “O único desafio lançado aos jogadores foi ganhar”

Face à derrota do Sporting em Moreira de Cónegos, o FC Porto já sabe que um triunfo em Famalicão permite igualar os lisboetas na liderança do campeonato, mas do outro lado está um adversário que acabou de mudar de treinador e que gera “uma grande dose de incerteza”. No lançamento do encontro relativo à 13.ª jornada, que se disputa este sábado (20h30, Sport TV) no Municipal de Famalicão, Vítor Bruno manifestou o desejo de ver o coletivo portista com “atitude competitiva e mentalidade ganhadora”, pois estes três pontos “são muito importantes para nossa luta”.

FC Porto: Já há adversários no Mundial de Clubes

O FC Porto ficou no Grupo A do Mundial de Clubes juntamente com Palmeiras (Brasil), Al Ahly (Egito) e Inter Miami (Estados Unidos), ditou o sorteio realizado nesta quinta-feira em Miami, nos Estados Unidos. Curiosamente, o papel com o nome do FC Porto foi tirado por Teófilo Cubillas, um ex-futebolista peruano que marcou 66 golos em 110 jogos de Dragão ao peito, entre 1973 e 1977.