FC Porto (Basquetebol): Porto até ao fim. Crónica de jogo
Porto Canal
A equipa de basquetebol do FC Porto esteve a perder durante quase todo o jogo, mas acabou por conseguiu mais uma vitória épica no Dragão Arena. Depois de um grande triunfo frente ao PAOK na jornada europeia da passada quarta-feira, os portistas repetiram a façanha na receção ao líder da Liga Portuguesa e bateram a Oliveirense, por 98-95, num duelo emocionante decidido nos últimos segundos. Com este resultado, passam a somar sete pontos e igualam a formação de Oliveira de Azeméis no topo da tabela classificativa.
Os dez minutos inaugurais ficaram marcados pelo equilíbrio, nenhum conjunto conseguiu distanciar-se da outra e a distância entre os dois conjuntos era mínima quando a buzina soou pela primeira vez (21-20). Um grande arranque de segundo quarto deixou os visitantes nove pontos à frente (23-23), muito graças à pontaria de Deontae Hawkins, André Bessa, Malik Morgan e Wesley Saunders e à capacidade ressaltadora na tabela ofensiva.
O defrontar os antigos companheiros, Wes Washpun era o mais inconformado dos atletas da casa e o principal motor do ataque dos Dragões, que continuavam a consentir demasiado na defesa e a correr atrás dos prejuízos causados pela elevada quantidade de tiros falhados na linha de lance livre (55%) e permitidos - tanto dentro como fora do perímetro.
A perderem por nove já dentro do quarto período (80-89), os Dragões nunca baixaram os braços e conseguiram reduzir esse atraso à entrada para o derradeiro minuto (91-92). Tanner Omlid saiu lesionado numa das últimas posses de bola, Max Landis converteu o lançamento referente à falta técnica e Miguel Maria fez o mesmo nos dois seguintes (94-92), Hawkins respondeu do meio da rua (94-95) e Xeyrius Williams empatou tudo a 95.
Assinalada outra técnica à Oliveirense a quatro segundos do fim, Max Landis não tremeu da linha de lance livre (96-95) e após a reposição de bola houve nova falta sobre Deyvin Marble, que seguiu o bom exemplo do compatriota e garantiu um suado, mas inteiramente merecido, triunfo azul e branco por 98-95.
As contas do Grupo I da FIBA Europe Cup decidem-se terça-feira às 19h45 na Bélgica, onde o comandante FC Porto reencontra o terceiro classificado Limburg United (Porto Canal).
FICHA DE JOGO
FC PORTO-OLIVEIRENSE, 98-95
Liga Portuguesa de Basquetebol, 5.ª jornada
9 de novembro de 2024
Dragão Arena
Árbitros: Paulo Marques, Tiago Perdigão e Jorge Cabral
FC PORTO: Wes Washpun (20), Max Landis (12), Tanner Omlid (13), Miguel Queiroz (5) e Phil Fayne (2)
Suplentes: Miguel Maria (3), Devyn Marble (18), Hugo Ferreira, João Guerreiro, Gonçalo Delgado (14), Luís Silva e Xeyrius Williams (11)
Treinador: Fernando Sá
OLIVEIRENSE: Deontae Hawkins (18), João Fernandes (9), Danjel Purifoy (11), Wesley Saunders (16) e Malik Morgan (21)
Suplentes: Filipe Dionísio, Carlos Dionísio (5), Eduardo Santos, Diogo Araújo (3), Miguel Fonseca, João Embaló (2) e André Bessa (10)
Treinador: João Figueiredo
Ao intervalo: 42-47
Parciais: 21-20, 21-27, 23-23 e 33-25