FC Porto (Basquetebol): Um Dragão a voar para a liderança. Crónica de jogo

FC Porto (Basquetebol): Um Dragão a voar para a liderança. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto bateu nesta quarta-feira o PAOK (99-64), no Dragão Arena, em jogo da 5.ª e penúltima jornada do Grupo I da FIBA Europe Cup. Após este resultado, os azuis e brancos passam a somar os mesmos nove pontos que os gregos, mas como têm vantagem no confronto direto, assumem a liderança do grupo. Para a manterem, os azuis e brancos têm de fazer o mesmo resultado que o PAOK na derradeira ronda.

Foi um FC Porto de elite aquele que se viu durante a primeira parte, em especial no primeiro período, no qual estabeleceu um parcial de 22-6. Embalado por um Dragão Arena em constante efervescência, o coletivo comandado por Fernando Sá até nem entrou bem no segundo período, mas recompôs-se até ao intervalo e foi para o descanso a vencer por 42-23, muito por culpa da inspiração de Max Landis (17 pontos) e Xeyrius Williams (11 pontos).

Este até poderia ser um daqueles jogos em que era desejável não haver intervalo, mas nem isso retirou fulgor ao FC Porto, que disparou para uma vantagem de 37 pontos à entrada para o quatro e derradeiro período (72-35). A vitória era um dado adquirido, mas era essencial vencer por 20 ou mais pontos de diferença para subir ao primeiro lugar e assim foi. Max Landis (27 pontos), Devyn Marble (15 pontos), Xeyrius Williams (13 pontos), Phil Fayne (11 pontos) e Toney Douglas (10 pontos) foram os Dragões a faturar nos dois dígitos.

O FC Porto volta a entrar em campo no próximo sábado, às 18h00 (Porto Canal/FC Porto TV), no Dragão Arena, frente à Oliveirense, em jogo da 5.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-PAOK, 99-64
FIBA Europe Cup, Grupo I, 5.ª jornada
6 de novembro de 2024
Dragão Arena

Árbitros: Dariusz Zapolski (Polónia), Valentin Oliot (França) e Nikola Bejat (Noruega)

FC PORTO: Toney Douglas (10), Max Landis (27), Tanner Omlid (2), Xeyrius Williams (13) e Phil Fayne (11)
Suplentes: Miguel Maria (2), Devyn Marble (15), João Guerreiro, Gonçalo Delgado (6), Miguel Queiroz (4), Wes Washpun (9) e Luís Silva
Treinador: Fernando Sá

PAOK: Frank Bartley (8), Shavar Reynolds (13), Cedric Henderson Jr (8), Jakob Forrester (5) e Jackson Kreuser (3)
Suplentes: Panagiotis Lefas, Devonte Upson (12), Konstantinos Iatridis, Nikos Persidis, Dimitrios Katsivelis (12), Konstantinos Papadakis (3) e Emeka Antetokounmpo
Treinador: Massimo Cancellieri

Ao intervalo: 42-23
Parciais: 22-6; 20-17; 30-12; 27-29

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Que seja um bom jogo e que o FC Porto traga a vitória”

A Lazio “está num momento forte da época” e “é a primeira classificada da Liga Europa”, por isso André Villas-Boas perspetiva “um jogo difícil” no Estádio Olímpico de Roma, de onde espera “que o FC Porto traga a vitória” e mais três pontos internacionais, “o melhor” desfecho possível. A liderar uma comitiva de 26 atletas à partida para Itália, o presidente portista reforçou o desejo de “aproveitar o momento da equipa” e considerou que Samu “tem correspondido às expetativas” quando questionado pelos jornalistas presentes no Aeroporto Francisco Sá Carneiro sobre a contratação do número 9.

Vítor Bruno: “Vamos à procura do resultado”

Invicto há oito jogos e cem por cento vitorioso nos últimos seis, cinco deles sem sofrer golos, o FC Porto tem pela frente um teste da máxima exigência que irá colocar à prova essa série positiva. Esta quinta-feira, a partir das 20h00 (Sport TV5), os Dragões sobem ao relvado do Estádio Olímpico de Roma para defrontarem a Lazio, líder da tabela classificativa da Liga Europa 2024/25 com nove pontos em nove possíveis.

Nehuen Pérez: “Vou dar o melhor para me tornar uma referência no clube”

A quarta jornada da Liga Europa leva os portistas até um dos estádios mais míticos do Velho Continente, um coliseu que já recebeu umas Olimpíadas, as decisões de um Mundial, dois Europeus, quatro Liga dos Campeões e inúmeras finais da Taça de Itália.