Procura de transporte público em Aveiro cresceu 40% em outubro
Porto Canal / Agências
O transporte público em Aveiro regista um crescimento médio mensal de 25% e em outubro o número de passageiros aumentou 40% face a igual período de 2023, revelou esta seguhda-feira fonte municipal.
A necessidade de responder a um aumento da procura superior ao previsto foi já admitida pelo presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves.
Segundo dados avançados pelo autarca aos jornalistas, em outubro, habitualmente o mês de maior procura, o número de passageiros aumentou cerca de 40% em relação ao período homólogo do ano anterior.
“É bom porque coloca uma tensão positiva de quem quer crescer e mostra o grande sucesso que temos tido”, comentou Ribau Esteves.
A esse aumento da procura não é alheio o conjunto de medidas tomadas pelo governo anterior e pelo atual, com o passe gratuito para os jovens até aos 23 anos.
O número de passes tem crescido, por enquanto gratuitos apenas para estudantes matriculados em estabelecimentos de ensino, já que, segundo Ribau Esteves, o Governo decidiu estender a gratuitidade aos restantes jovens, mas falta “operacionalizar” a medida.
Os transportes públicos municipais estão concessionados à Aveirobus, uma empresa do grupo Transdev, tendo já a Câmara assinado com a concessionária uma adenda contratual para permitir o aumento da oferta, que obteve visto favorável do Tribunal de Contas no início de 2024.
O aumento da oferta compreendeu o aumento da frequência e do número de carreiras, com a inclusão de horários noturnos e uma nova linha circular para servir o centro da cidade.
Esse aumento do serviço prestado representou para a autarquia um agravamento de custos com o transporte público em cerca de meio milhão de euros, mas Ribau Esteves admite que a atual oferta possa ser insuficiente.
“O Município mantém uma forte atratividade, como se vê pela dinâmica privada de construção, e devemos este ano atingir o recorde dos últimos seis anos na emissão de licenças de obras particulares”, antecipou Ribau Esteves.
A Câmara justifica a necessidade do reforço da oferta da AveiroBus devido ao aumento de estudantes universitários e de imigrantes, à diversificação dos horários de trabalho e ao crescimento do turismo.