FC Porto: Dragão de passagem por casa
Porto Canal
O FC Porto recebe o Estoril a partir das 20h30 deste domingo.
Ver esta publicação no Instagram
Depois de um jogo em campo neutro e na antecâmara das deslocações a Roma, à Luz, a Moreira de Cónegos e a Bruxelas, o FC Porto recebe o Estoril na décima jornada de um campeonato que mantém os dois conjuntos separados por 15 pontos. Os portistas são segundos classificados, com 24, e os estorilistas ocupam a 11.ª posição da tabela classificativa, com nove.
Vítor Bruno fez a antevisão da partida no rescaldo da anterior, que terminou menos de 72 horas antes do arranque do FC Porto-Estoril (20h30, Sport TV). Acabado de vencer o Moreirense (2-0) e de se qualificar para a Final Four da Taça da Liga, o técnico azul e branco explicou que opta por “aproveitar para potenciar ao máximo tudo o que for possível”, mesmo sem tempo “para dar muito volume”.
“É tudo mais estratégico e tático. Temos de rentabilizar o tempo. O Estoril vem de uma vitória gorda e isso, enquanto FC Porto, deu-nos a capacidade de perceber que há ali um vínculo que começa a estar instalado”, constatou o treinador certo de que “há uma coesão grande na equipa após um momento menos positivo” e de que se trata de um adversário “que tem vindo a crescer”.
“O Estoril vai tentar chegar ao Dragão e fazer um bom resultado. Na época passada tirou-nos seis pontos no campeonato e tirou-nos da Taça da Liga. Isso deve servir de alerta para nós”, reforçou o timoneiro adepto dos desafios trazidos pela sobrecarga competitiva: “Vamos ter três ciclos a jogar ao terceiro dia e queremos ter todos os jogadores nas melhores condições para atacar cada jogo. Temos de perceber as necessidades de cada um individualmente. São dores de cabeça e gosto delas”.
O conjunto agora orientado pelo escocês Ian Cathro goleou o Arouca no passado fim de semana (4-1) e soma duas vitórias, três empates e quatro derrotas no campeonato, mas o histórico recente joga a seu favor. Em 2023/24, os dois clubes mediram forças quatro vezes e o Estoril venceu o FC Porto em três delas: duas no campeonato, ambas por 1-0, e outra na fase de grupos da Taça da Liga, por 3-1.
Trata-se, por isso, de um desafio da máxima exigência - pese embora o histórico de confrontos seja largamente favorável aos Dragões (41 vitórias, 15 empates e 15 derrotas) - e o único jogo de novembro no Estádio do Dragão reúne todos os condimentos para ter motivo de interesse: o líder Sporting já venceu o Estrela da Amadora (5-1), o terceiro classificado Benfica fez o mesmo em Faro (2-1) e o FC Porto terá de somar três pontos se quiser manter a distância para os dois rivais.
Wendell foi dado como apto no penúltimo treino, Iván Marcano e Marko Grujic continuam entregues aos cuidados do departamento médico e o portuense David Silva fará soar o apito inicial a partir das 20h30 no relvado do Dragão, onde se espera uma noite de domingo sem chuva e com uns agradáveis 19 graus previstos. Os bilhetes mais baratos custam 12 euros e vendem-se tanto online como presencialmente.