FC Porto (Voleibol): Reação à Porto no Dragão Arena

FC Porto (Voleibol): Reação à Porto no Dragão Arena
| Desporto
Porto Canal

À derrota em Braga, seguiu-se um triunfo inequívoco para as tetracampeãs nacionais. Joana Resende, na antevisão, anunciou que o foco da equipa estava em “voltar às vitórias o mais rápido possível” e as portistas demonstraram-no no Dragão Arena. 3-0 (25-22; 25-14; 25-21) foi o resultado final frente ao Vitória SC na 5.ª jornada da Liga, prova em que as atletas de Miguel Coelho são terceiras classificadas (11 pontos).

O adversário deu luta no arranque da partida (6-6), mas a resiliência e qualidade habituais das azuis e brancas estabeleceram uma diferença (10-6) que obrigou Marco Queiroga a pedir um desconto de tempo. As indicações do técnico vimaranense surtiram o efeito desejado (10-9), ainda que por pouco tempo: o FC Porto aumentou para 20-14 e nem mais uma resposta capaz das forasteiras (23-21) impediu um triunfo no primeiro set (25-22).

Motivadas pela vantagem arrecada, as da Invicta amealharam cedo no segundo set uma distância considerável (11-5) e um parcial de 8-1 (de 18-13 para 25-14) fechou o 2-0, que passou bastante mais rápido do que o anterior. A precisar de mais de mais uma série de decisões favoráveis para fechar, as portistas tornaram-se mais agressivas junto à rede e, mesmo com o caráter lutador do adversário - que até esteve na frente do placar em duas ocasiões (8-9 e 13-14) -, a partida ficou mesmo fechada em 25-21 com um remate certeiro de Victória Alves.

“Foi uma boa vitória porque conseguimos ter um set mais desnivelado que nos mostra o que estamos a tentar fazer. Temos um sistema ofensivo com muita velocidade, mas estamos a cometer erros quando temos de ser rápidos a fechar em bola perfeita e quando temos de ter paciência em bola alta. Não concedemos nenhum serviço e conseguimos controlar o adversário quando não errámos. Balanço positivo contra uma equipa que dá muito trabalho. Não é de desvalorizar nenhuma vitória ainda que tenha parecido fácil. Amanhã pode parecer que é um adversário menos qualificado, mas este ano mesmo as equipas que ocupam os últimos lugares são boas. Este Castêlo ganhou ao Clube Kairós nos Açores. É mais um teste para termos uma rotação ainda melhor do que a que temos tido para que ninguém saia deste fim de semana sem minutos jogados. É muito importante o jogo de amanhã e os primeiros dias de treino. A Champions vai-nos permitir enfrentar as melhores e ver que dificuldades nos causam. Vamos medir forças com uma das três melhores equipas do mundo. Servirá para nos prepararmos para o resto do campeonato”, afirmou Miguel Coelho no final do duelo.

Em menos de 24 horas, as vencedoras da Taça Ibérica têm mais um teste agendado no campeonato. Segue-se uma deslocação ao reduto do Castêlo da Maia (sábado, 18h00).

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “O único desafio lançado aos jogadores foi ganhar”

Face à derrota do Sporting em Moreira de Cónegos, o FC Porto já sabe que um triunfo em Famalicão permite igualar os lisboetas na liderança do campeonato, mas do outro lado está um adversário que acabou de mudar de treinador e que gera “uma grande dose de incerteza”. No lançamento do encontro relativo à 13.ª jornada, que se disputa este sábado (20h30, Sport TV) no Municipal de Famalicão, Vítor Bruno manifestou o desejo de ver o coletivo portista com “atitude competitiva e mentalidade ganhadora”, pois estes três pontos “são muito importantes para nossa luta”.

FC Porto: De olhos postos no topo

A partir das 20h30 (Sport TV1), no Municipal de Famalicão, o FC Porto entra em campo com o “desafio” de “ganhar” e a oportunidade de se “colar ao primeiro lugar” na 13.ª jornada da Liga - está a apenas três pontos do líder Sporting (33). Num jogo em que a vitória “é fundamental pelo cenário de exigência” que Vítor Bruno quer “cultivar” na equipa, a “atitude competitiva e a mentalidade ganhadora” são “muito importantes”.

FC Porto: Já há adversários no Mundial de Clubes

O FC Porto ficou no Grupo A do Mundial de Clubes juntamente com Palmeiras (Brasil), Al Ahly (Egito) e Inter Miami (Estados Unidos), ditou o sorteio realizado nesta quinta-feira em Miami, nos Estados Unidos. Curiosamente, o papel com o nome do FC Porto foi tirado por Teófilo Cubillas, um ex-futebolista peruano que marcou 66 golos em 110 jogos de Dragão ao peito, entre 1973 e 1977.