Ministro das Infraestruturas prometeu solução para a VCI "no prazo de 15 dias", diz Moreira

Ministro das Infraestruturas prometeu solução para a VCI "no prazo de 15 dias", diz Moreira
| Porto
Porto Canal

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou que o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz “pediu para que, no prazo de 15 dias, seja apresentada uma revisão ao estudo”da Via de Cintura Interna (VCI), realizado em 2021. 

A afirmação do autarca surge após ter-se reunido com o governante, técnicos da Infraestruturas de Portugal (IP) e da Autoridade da Mobilidade dos Transportes (AMT). Recorde-se que em setembro, Miguel Pinto Luz prometeu uma “solução definitiva” para a VCI até ao final do ano, decisão tomada após reunir-se com autarcas da Área Metropolitana do Porto.

Um estudo sobre a VCI, realizado por um grupo de trabalho cuja participação contou com o Ministério das Infraestruturas, a IP e as autarquias do Porto, Maia e Matosinhos, propôs um cenário que consistia na relocação dos pórticos e uma redução de 10% da circulação rodoviária.

Moreira adiantou que o governante “manifestou todo o interesse em que tal seja agora implementado”, mas acrescentou que são necessárias algumas alterações, visto que “os tarifários em alguns pórticos foram alterados”.

O Edil confirmou que a recolocação dos pórticos será assumida pelo Estado “porque, de facto, tem de reduzir algumas das portagens para que faça sentido”.

+ notícias: Porto

Marco Martins quer lógica complementar e não concorrencial nos transportes da Área Metropolitana do Porto

O presidente da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), Marco Martins, que esta segunda-feira iniciou funções a tempo inteiro, assegurou que pretende incutir uma lógica complementar e não concorrencial entre as empresas de transportes da Área Metropolitana do Porto (AMP).

Transportes Metropolitanos do Porto quer sistema comum de partilha de bicicletas

O presidente da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), Marco Martins, disse que quer apostar num sistema de partilha de bicicletas entre concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP), mas em diálogo com os municípios.

Detetadas cerca de 50 infrações no comércio de produtos veterinários no Porto

A GNR instaurou 47 autos de contraordenação numa operação de fiscalização direcionada a estabelecimentos comerciais especializados na venda de produtos de uso veterinário no concelho do Porto.