FC Porto: Estrada para Leiria passa por Aveiro
Porto Canal
Esta quinta-feira abre-se um novo cenário competitivo para o FC Porto de Vítor Bruno, que chega ao duelo de mais logo embalado por quatro vitórias consecutivas em três competições diferentes. Assim que o relógio marcar 20h45 (Sport TV), os Dragões vão discutir com o Moreirense uma vaga na Final Four da Taça da Liga, competição que entrou para o palmarés do clube em 2022/23. Curiosamente, a última vez que o FC Porto jogou no Municipal de Aveiro foi no primeiro jogo oficial da presente temporada: depois de estar a perder por 3-0 frente ao Sporting, os azuis e brancos consumaram uma reviravolta histórica, venceram por 4-3 e ergueram a 24.ª Taça de Portugal da história do clube.
Ver esta publicação no Instagram
Agora, a competição é diferente e o adversário também, mas o compromisso com a vitória tantas vezes sublinhado por Vítor Bruno é intocável e inegociável, até porque do outro lado está um Moreirense com números bastante interessantes na época em curso. O emblema minhoto, comandado por César Peixoto, ocupa atualmente a 7.ª posição no campeonato, com 14 pontos, resultantes de quatro vitórias, dois empates e três derrotas. No capítulo dos golos, o saldo também é positivo: 12 marcados e 11 sofridos. Na Taça de Portugal, tal como o FC Porto, o Moreirense saiu vitorioso da 3.ª eliminatória ao triunfar em casa da UD Santarém, por 2-1. O encontro mais recente dos cónegos foi na Invicta e terminou com uma vitória por 2-0 sobre o Boavista.
No que diz respeito aos 30 duelos entre FC Porto e Moreirense, a vantagem é claramente dos Dragões, pois venceram em 22 ocasiões, empataram por seis vezes e perderam apenas duas. Curiosamente, uma destas duas vitórias dos minhotos aconteceu precisamente na Taça da Liga, por 1-0, em Moreira de Cónegos, na época 2016/17. Ainda assim, na condição de visitado, o FC Porto venceu sempre o Moreirense, uma tendência acentuada nos últimos quatro confrontos com triunfos por três ou mais golos. E por falar na cadência ofensiva crescente do coletivo comandado por Vítor Bruno, nos últimos nove jogos, o FC Porto marcou sempre dois ou mais golos, sendo incontornável falar de Samu, que já leva 11 remates certeiros em nove partidas de Dragão ao peito.
Face à interdição do Estádio do Dragão por um jogo, será o Estádio Municipal de Aveiro a servir de palco a este FC Porto-Moreirense. O vencedor segue para a Final Four da Taça da Liga, que se realiza entre os dias 4 e 11 de janeiro do próximo ano no Estádio Municipal Magalhães Pessoa, em Leiria.