Primeiro moliceiro a navegar com motor elétrico na Ria de Aveiro

Primeiro moliceiro a navegar com motor elétrico na Ria de Aveiro
CM Aveiro
| Norte
Porto Canal / Agências

O primeiro barco moliceiro movido a energia elétrica vai começar a operar quinta-feira nos canais urbanos da Ria de Aveiro, anunciou esta quarta-feira fonte municipal.

A embarcação é movida exclusivamente por motor elétrico, em substituição do motor de combustão e, segundo uma nota de imprensa, irá proporcionar “não só passeios mais ecológicos na Ria de Aveiro, mas também uma experiência mais confortável, uma vez que as viagens se tornam mais silenciosas”.

A conversão dos barcos moliceiros em propulsão 100% elétrica é um dos objetivos definidos no programa Aveiro STEAM City, que teve o sistema de carregamento elétrico financiado pelo programa europeu Urban Innovative Actions.

Em cada um dos cais de atracação foi feita a instalação de uma infraestrutura de carregamento elétrico, com o objetivo de levar os operadores a fazer a substituição dos motores de combustão por motores elétricos nos barcos moliceiros adaptados a passeios turísticos.

Segundo avançou na altura a autarquia, o sistema instalado nos cais de embarque “vai permitir a coleta de dados em tempo real das estações de carregamento, consumo de eletricidade dos barcos e economia de emissões de CO2”.

O presidente da Câmara, Ribau Esteves, participa na viagem inaugural, que tem partida prevista às 15h30 do Cais 08 do Canal Central.

+ notícias: Norte

Braga é a nova Capital Inovadora em Ascenção

Braga foi distinguida como cidade europeia inovadora em ascensão, esta quarta-feira, no evento da Web Summit,que está a decorrer em Lisboa.

Falha no sistema informático do CODU do Porto obriga INEM a trabalhar com papel

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM do Porto está com constrangimentos no sistema informático, avançam fontes ouvidas pelo Porto Canal. De acordo com a mesma fonte também o CODU de Coimbra está a ser afetado pelo mesmo problema.

INEM assegura que atendimento, triagem e acionamento de meios estão a funcionar

O INEM assegurou esta quinta-feira que o atendimento, triagem e acionamentos de meios de socorro estão a funcionar, não existindo, neste momento, chamadas em espera, após organizações terem alertado para constrangimentos no sistema informático.