Câmara de Ílhavo substitui válvulas de maré para evitar inundações

Câmara de Ílhavo substitui válvulas de maré para evitar inundações
CM Ílhavo
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Ílhavo vai substituir as válvulas de maré nas praias da Barra e da Costa Nova, bem como no Caminho do Praião, para evitar ou minimizar inundações, revelou esta terça-feira a autarquia.

“Os equipamentos existentes já não impedem o retorno das águas da Ria para a rede pluvial existente, originando inundações, que, no caso particular do Caminho do Praião, acabam por prejudicar as produções agrícolas adjacentes, por se tratar de água salgada”, explica uma nota municipal.

As válvulas de maré têm como função impedir o retorno das águas da ria quando a maré sobe, e permitir que as águas provenientes do sistema pluvial desaguem quando a maré baixa, impedindo ou minimizando inundações.

“Ao longo dos últimos anos, as válvulas de maré, em ferro fundido, foram-se deteriorando e, em alguns locais, sobretudo no Caminho do Praião, foram alvo de atos de vandalismo e roubo, pelo facto de serem feitas em ferro fundido”, relata a mesma fonte.

Tal motivo levou o município de Ílhavo, no distrito de Aveiro, a realizar um concurso público, tendo agora adjudicado a empreitada de substituição de válvulas de maré na frente ria da Costa Nova do Prado e da Praia da Barra e ao longo do Caminho do Praião, nas Gafanhas da Encarnação e do Carmo.

Segundo esclarece a autarquia, as válvulas de maré que irão agora ser colocadas já não serão em ferro, mas sim em polietileno de alta densidade (PEAD) de formato circular, “projetadas para uma vida útil de 50 anos, sem necessidade de manutenção”.

A intervenção, adjudicada por cerca de 120 mil euros, tem um prazo de execução de 180 dias.

+ notícias: Norte

Proteção Civil regista cerca de 750 ocorrências devido à chuva e mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou, entre as meia-noite de domingo e as 7 horas desta segunda-feira, 750 ocorrências devido à chuva e vento fortes, a maioria inundações, sem causar vítimas.

STCP planeia investir 109 milhões de euros nos próximos 10 anos

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) planeia investir um total de 109 milhões de euros até 2034, dos quais 88,3 na operação de autocarros, segundo o novo contrato de serviço público, consultou esta sexta-feira a Lusa.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.