Câmara de Ílhavo substitui válvulas de maré para evitar inundações
Porto Canal / Agências
A Câmara de Ílhavo vai substituir as válvulas de maré nas praias da Barra e da Costa Nova, bem como no Caminho do Praião, para evitar ou minimizar inundações, revelou esta terça-feira a autarquia.
“Os equipamentos existentes já não impedem o retorno das águas da Ria para a rede pluvial existente, originando inundações, que, no caso particular do Caminho do Praião, acabam por prejudicar as produções agrícolas adjacentes, por se tratar de água salgada”, explica uma nota municipal.
As válvulas de maré têm como função impedir o retorno das águas da ria quando a maré sobe, e permitir que as águas provenientes do sistema pluvial desaguem quando a maré baixa, impedindo ou minimizando inundações.
“Ao longo dos últimos anos, as válvulas de maré, em ferro fundido, foram-se deteriorando e, em alguns locais, sobretudo no Caminho do Praião, foram alvo de atos de vandalismo e roubo, pelo facto de serem feitas em ferro fundido”, relata a mesma fonte.
Tal motivo levou o município de Ílhavo, no distrito de Aveiro, a realizar um concurso público, tendo agora adjudicado a empreitada de substituição de válvulas de maré na frente ria da Costa Nova do Prado e da Praia da Barra e ao longo do Caminho do Praião, nas Gafanhas da Encarnação e do Carmo.
Segundo esclarece a autarquia, as válvulas de maré que irão agora ser colocadas já não serão em ferro, mas sim em polietileno de alta densidade (PEAD) de formato circular, “projetadas para uma vida útil de 50 anos, sem necessidade de manutenção”.
A intervenção, adjudicada por cerca de 120 mil euros, tem um prazo de execução de 180 dias.