FC Porto: Diogo Costa nomeado para guarda-redes do ano

FC Porto: Diogo Costa nomeado para guarda-redes do ano
| Desporto
Porto Canal

Diogo Costa está entre os nomeados da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol para melhor guarda-redes do mundo em 2024.

O guardião de 24 anos formado nas escolas portistas manteve a baliza fechada em 22 ocasiões no presente ano civil e conquistou a Taça de Portugal e a Supertaça ao serviço do FC Porto. Totalista no Campeonato da Europa pela seleção portuguesa, fez um brilharete na Alemanha e fez história: tornou-se o primeiro guardião a defender três grandes penalidades e a não sofrer qualquer golo numa disputa dos onze metros numa edição da competição.

Além de Diogo Costa também Giorgi Mamardashvili (Geórgia/Valência), Gianluigi Donnarumma (Itália/PSG), Gregor Köbel (Suíça/Dortmund), Andriy Lunin (Ucrânia/Real Madrid), David Raya (Espanha/Arsenal), Mike Maignan (França/AC Milan), Emiliano Martínez (Argentina/Aston Villa), Unai Simón (Espanha/Athletic), Guglielmo Vicario (Itália/Tottenham), Jan Oblak (Eslovénia/Atlético de Madrid), Thibaut Courtois (Bélgica/Real Madrid), Marc-André Ter Stegen (Alemanha/Barcelona), Jordan Pickford (Inglaterra/Everton), Álex Remiro (Espanha/Real Sociedad), Ederson (Brasil/Manchester City), Alisson (Brasil/Liverpool), Luis Malagón (México/Club América), André Onana (Camarões/Manchester United) e Mathew Ryan (Austrália/Roma) estão na corrida pelo galardão.

O camisola 99 do FC Porto está também nomeado para o Troféu Yashin, cujo vencedor será conhecido na noite desta segunda-feira (19h45, Sport TV2) numa cerimónia que terá lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Unidade e vitória”

Na Visão do Presidente da mais recente revista Dragões, já disponível em formato digital, André Villas-Boas recorda o passado 23 de novembro como “mais um dia de grande significado na vida do FC Porto” e como “uma jornada que, por todos os motivos, fica inscrita na história do clube”. “Como nem todos tiveram oportunidade de marcar presença” na Assembleia Geral que decorreu no Dragão Arena, o dirigente considera “da maior utilidade destacar alguns aspetos cuja partilha é um reforço do orgulho em ser portista”.

Vítor Bruno: “O único desafio lançado aos jogadores foi ganhar”

Face à derrota do Sporting em Moreira de Cónegos, o FC Porto já sabe que um triunfo em Famalicão permite igualar os lisboetas na liderança do campeonato, mas do outro lado está um adversário que acabou de mudar de treinador e que gera “uma grande dose de incerteza”. No lançamento do encontro relativo à 13.ª jornada, que se disputa este sábado (20h30, Sport TV) no Municipal de Famalicão, Vítor Bruno manifestou o desejo de ver o coletivo portista com “atitude competitiva e mentalidade ganhadora”, pois estes três pontos “são muito importantes para nossa luta”.

FC Porto: Já há adversários no Mundial de Clubes

O FC Porto ficou no Grupo A do Mundial de Clubes juntamente com Palmeiras (Brasil), Al Ahly (Egito) e Inter Miami (Estados Unidos), ditou o sorteio realizado nesta quinta-feira em Miami, nos Estados Unidos. Curiosamente, o papel com o nome do FC Porto foi tirado por Teófilo Cubillas, um ex-futebolista peruano que marcou 66 golos em 110 jogos de Dragão ao peito, entre 1973 e 1977.