FC Porto: Um Dragão a sobrevoar a Vila das Aves
Porto Canal
A 9.ª jornada da Liga marca uma estreia em confrontos diretos para o FC Porto. Os portistas vão à Vila das Aves defrontar o AVS (20h15, Sport TV1), emblema que nasceu da reestruturação da União Vilafranquense Futebol SAD, em 2023, e que subiu em 2024/25 ao principal escalão do futebol português após ter ficado no terceiro posto da anterior edição da segunda liga e somado dois triunfos frente ao Portimonense no play-off.
Ver esta publicação no Instagram
O 12.º classificado (9 pontos) ainda não perdeu em casa. A um empate com o Nacional (1-1), seguiram-se triunfos por 1-0 frente a Vitória SC e a Rio Ave antes de uma igualdade a zero com o Farense. Nenê, jogador mais velho da Liga (41 anos), resolveu o duelo diante dos vimaranenses, mas tem sido uma ausência notada no ataque desde então. Para a baliza, chegou esta temporada o experiente Guillermo Ochoa, mexicano de 39 anos que é uma das maiores figuras da seleção azteca e foi recebido com a braçadeira de capitão em Santo Tirso.
O embate terá lugar no Estádio do CD Aves, onde os azuis e brancos já alinharam em sete ocasiões. Apesar do saldo positivo - cinco vitórias e dois empates -, a última deslocação terminou com um nulo no marcador em 2019/20.
Vindos de três vitórias em competições distintas, os Dragões (24 pontos) estão focados em garantir o oitavo triunfo no campeonato - prova em que têm o segundo melhor ataque (18 golos) e a segunda defesa menos batida (4 golos) -, que lhes permitiria reaproximarem-se do Sporting, líder com 27 pontos que saiu vencedor de Famalicão no sábado.
“Temos de entrar muito fortes, sérios, atentos, com vontade de ganhar e para competir desde o primeiro minuto numa competição que é prioritária para o clube”, afirmou Vítor Bruno antes de enfrentar “uma equipa equilibrada, bem organizada, com gente perigosa e acutilante na frente”.
“Vamos com os melhores para ganhar”, frisou ainda o treinador, ciente de que “os melhores nem sempre são os titulares” e que, por vezes, os jogadores em destaque são “os que são injetados no jogo e resolvem”: “A importância deles é total, eles sabem disso, quer comecem de início ou no banco”. “Fã de “futebol espetáculo, champanhe, artístico”, algo que “passo a passo” se vai construindo, o técnico explicou que “é preciso entender o momento, ver o que temos, garantir bases sólidas e a partir daí tornar o jogo mais rico”.
Miguel Nogueira foi o escolhido para ajuizar o duelo e terá o auxílio de Rui Costa no VAR. Ainda há bilhetes à venda para a partida: esgotada a primeira remessa destinada aos adeptos do FC Porto, o clube solicitou ao AVS uma nova tranche de ingressos, que têm o valor unitário de 20 euros e estão disponíveis a todos os sócios com a quota de setembro regularizada na plataforma SmartFan.