"Será com a CP que a Alta-Velocidade entrará em Portugal". Pinto Luz envia carta aos funcionários da CP
João Pereira
No dia em que entrou em vigor o novo Passe Ferroviário Verde, o ministro das Infraestruturas enviou uma missiva aos colaboradores da Comboios de Portugal para agradecer o profissionalismo, dedicação e empenho.
Numa carta a que o Porto Canal teve acesso, Miguel Pinto Luz dirige-se aos funcionários da CP com "enorme sentido de gratidão e orgulho" e realça que o Passe Ferroviário Nacional é "uma medida revolucionária".
O ministro diz que está consciente dos riscos da medida, mas garante que se vai tornar num verdadeiro sucesso. "Trazer mais pessoas para o comboio, é um objetivo que nos une. Encurtar distâncias e tornar a mobilidade acessível a todos é o designio da CP há ja 168 anos", acrescenta Miguel Pinto Luz.
O governante responsável pela pasta das infraestruturas lembra ainda que "será com a CP que a Alta-Velocidade entrará em Portugal" e "que se criarão novas centralidades, novos polos de desenvolvimento e um país mais coeso, mais próspero e mais sustentável".
Na carta enviada aos funcionários da transportadora, Miguel Pinto Luz refere ainda que acredita "muito" na CP e nos trabalhadores e que "juntos teremos um papel principal no Portugal de amanhã".
O passe ferroviário de 20 euros mensais começou a funcionar esta segunda-feira para residentes no país, nos serviços CP Intercidades (2.ª classe), Regionais, InterRegionais (2.ª classe), Urbanos de Coimbra e Urbanos de Lisboa e Porto fora da área metropolitana.
O Governo prevê que este novo passe abranja 29,9 milhões de passageiros.