Valença lança concurso de 213 mil euros para projeto contra fogos

Valença lança concurso de 213 mil euros para projeto contra fogos
Foto: CM Valença
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Valença lançou esta segunda-feira, por cerca de 213 mil euros, um concurso público para arborização e rearborização dos Condomínios de Aldeia, um projeto para tornar aglomerados populacionais menos suscetíveis ao fogo florestal.

O anúncio da autarquia do distrito de Viana do Castelo foi publicado, esta segunda-feira no Diário da República, com um preço base de 213.448 euros, e estipula o dia 27 para a apresentação de propostas para o contrato que vai ter um prazo de execução de 60 dias.

Em fevereiro, o município anunciou um investimento de cerca de 575 mil euros em 12 manchas florestais para tornar os aglomerados populacionais próximos “menos suscetíveis ao fogo”.

“O objetivo é tornar estas áreas edificadas rurais menos suscetíveis ao fogo”, explicou, então, em comunicado, a câmara de Valença.

As 12 manchas florestais abrangidas ficam “próximas a aglomerados populacionais nas freguesias de Cerdal, Boivão, Gandra, Taião, Gondomil e Sanfins”.

“Os trabalhos vão implicar ações de limpeza e desmatação, retirada de espécies exóticas, abertura/manutenção de caminhos florestais e plantação de árvores folhosas autóctones, mais adequadas à nossa região e resistentes aos incêndios florestais”, de acordo com o município.

A par destas intervenções, a Câmara anunciou a promoção de “ações de sensibilização para o uso do fogo em cada um dos aglomerados intervencionados”, a compra de um biotriturador, o reforço e melhoria da sinalética dos pontos de água e das zonas de lazer e espaço verde.

A intervenção “enquadra-se nas medidas do Fundo Ambiental, financiada a 100% pelo Programa de Recuperação e Resiliência [PRR] à medida Condomínio de Aldeias.

+ notícias: Norte

Carro cai ao rio Douro e faz dois feridos

Um veículo ligeiro com dois ocupantes, dois homens de 36 anos, caiu ao início da noite deste domingo, ao rio Douro, a montante da barragem de Crestuma-Lever, em Vila Nova de Gaia, avançou a Autoridade Marítima Nacional em comunicado enviado às redações.

Mãe e filha atropeladas em frente a escola de Braga por carro desgovernado

Uma mãe e a filha foram colhidas por um automóvel elétrico desgovernado, na manhã desta segunda-feira, junto à Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de São José de São Lázaro, em Braga, confirmou fonte da Cruz Vermelha de Braga ao Porto Canal.

Caso Vórtex. Ex-autarca de Espinho em liberdade e com apresentações na PSP

O Tribunal da Feira alterou a medida de coação aplicada ao ex-presidente da Câmara de Espinho Miguel Reis, arguido no processo Vórtex, que deixou de estar em prisão domiciliária na sequência de um requerimento apresentado pela defesa.