Câmara de Aveiro prepara concurso público para nova unidade de saúde

Câmara de Aveiro prepara concurso público para nova unidade de saúde
| Norte
Porto Canal

A construção da Unidade de Saúde de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz deverá ser objeto de um concurso público, com um preço base de 1,6 milhões de euros, revelou esta quarta-feira fonte municipal.

Em nota de imprensa da Câmara de Aveiro, é adiantado que a discussão da abertura do concurso público está agendada para a reunião do executivo de quinta-feira, devendo o preço base ser de 1,6 milhões de euros e o prazo de execução de 270 dias.

“Esta obra tem já contrato de financiamento assinado entre a Câmara Municipal de Aveiro e o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)”, refere a nota de imprensa.

De acordo com o projeto, a nova Unidade de Saúde, a construir junto ao Edifício Sede da Junta de Freguesia, terá apenas um piso, com diversas áreas funcionais destinadas à prestação de cuidados de saúde primários.

“As fachadas do edifício alinham com os arruamentos periféricos e articulam-se em duas alas, sendo a ala da Rua da Igreja destinada ao atendimento dos utentes”, descreve.

A outra ala, paralela à Rua Antero Marques dos Santos, será ocupada com os serviços de apoio, com espaços técnicos, copa, vestiários, balneários e instalações sanitárias, bem como sala de reuniões.

É também nessa ala que vão ficar os gabinetes médicos, de enfermagem, as salas de tratamentos, o espaço para o banho assistido e uma zona especifica para doentes em isolamento.

“Para ser possível a construção desta nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários, a Câmara de Aveiro adquiriu em 2023, neste local, um terreno rústico com a área de 6.943 metros quadrados, pelo valor de 220 mil euros”, recorda a nota municipal.

+ notícias: Norte

Proteção Civil regista cerca de 750 ocorrências devido à chuva e mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou, entre as meia-noite de domingo e as 7 horas desta segunda-feira, 750 ocorrências devido à chuva e vento fortes, a maioria inundações, sem causar vítimas.

STCP planeia investir 109 milhões de euros nos próximos 10 anos

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) planeia investir um total de 109 milhões de euros até 2034, dos quais 88,3 na operação de autocarros, segundo o novo contrato de serviço público, consultou esta sexta-feira a Lusa.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.