Projeto de transporte grátis no alto concelho arranca segunda-feira em Gondomar

Projeto de transporte grátis no alto concelho arranca segunda-feira em Gondomar
| Norte
Porto Canal/Agências

O GondoMOB, projeto de transporte grátis destinado à população em situação de vulnerabilidade socioeconómica e com mobilidade reduzida do alto concelho de Gondomar, arranca na segunda-feira, anunciou esta sexta-feira o município do distrito do Porto.

O projeto representa um investimento de 383.595,30 euros e vai servir a população da freguesia da Lomba e das Uniões de Freguesias de Melres e Medas e de Foz do Sousa e Covelo, assinala em comunicado a autarquia.

As carrinhas elétricas, de nove lugares, de vão ser entregues na segunda-feira, às 11:00, na Praça do Cidadão, em São Cosme, às respetivas freguesias, acrescenta a nota de imprensa.

O serviço funciona mediante reserva, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados. Para usufruírem do GondoMOB os utilizadores terão de efetuar previamente o seu registo na sede da respetiva junta de freguesia, assinala a autarquia.

Através deste serviço os beneficiários asseguram transporte para a sede do concelho, centros de saúde, serviços públicos e paragens de autocarro para interligação, destaca a publicação.

O projeto-piloto terá uma fase inicial de três meses, período durante o qual será monitorizado e avaliado para posterior replicação noutras localidades do concelho.

O GondoMOB tem o apoio das “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto”, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), indica a nota de imprensa.

Anunciado à Lusa pelo presidente da câmara, Marco Martins, em 13 de julho de 2023, na estimativa então feita, o município apontava servir com o GondoMOB “entre 4.500 e 5.000 pessoas por ano”.

+ notícias: Norte

Futuro Cais do Cavaco é uma “prioridade do Grande Porto” defende arquiteto

A futura Gare Fluvial do Cais do Cavaco é um “assunto de prioridade do Grande Porto, não é um problema local”, defende Carlos Castanheira, em entrevista ao Porto Canal. O projeto é da autoria de Álvaro Siza, com o arquiteto Carlos Castanheira.

Empresários do Minho consideram que Orçamento do Estado dá "sinal positivo" mas pedem mais ambição

A Associação Empresarial do Minho (AEMinho) considera a proposta de Orçamento do Estado para 2025 um “sinal positivo” para a economia, sobretudo por estabelecer uma trajetória de redução de impostos sobre o trabalho e as empresas.

Jovem morre em Viseu na sequência de atropelamento e fuga

Um jovem de 21 anos morreu esta sexta-feira na sequência de um atropelamento seguido de fuga na avenida junto aos serviços centrais do Instituto Politécnico de Viseu, disse à agência Lusa fonte da PSP.