BE quer que Câmara do Porto agilize elaboração do plano de combate à pobreza

BE quer que Câmara do Porto agilize elaboração do plano de combate à pobreza
| Porto
Porto Canal / Agências

O BE quer que a Câmara do Porto agilize a elaboração do plano municipal de combate à pobreza e inscreva no orçamento para o próximo ano os recursos necessários para a sua implementação na cidade.

"Lutar contra a pobreza é lutar pelos mais básicos direitos humanos e é fundamental entender e ter como premissa – de uma vez por todas! – que a pobreza, para além de não ser uma fatalidade, não é responsabilidade das pessoas que enfrentam essa situação", salienta o vereador do BE, Sérgio Aires.

Na proposta que será apresentada na reunião pública do executivo de segunda-feira, a que a Lusa teve esta sexta-feira acesso, o BE insta a Câmara do Porto a agilizar a elaboração do plano municipal integrado de combate à pobreza e a promover a sua discussão pública e participada.

O município do Porto anunciou, no início do ano, a elaboração da estratégia municipal de combate à pobreza, tendo em janeiro sido também aprovada uma recomendação do BE para avançar com plano municipal integrado de combate à pobreza.

"Um plano que deverá ser desenhado e concretizado com um profundo envolvimento e participação corresponsável de todos os atores relevantes, dotado de metas concretas e de um permanente processo de monitorização e avaliação participada", assinala.

Na proposta, o BE insta também a Câmara do Porto a inscrever no orçamento municipal para o próximo ano "os recursos necessários para o arranque da implementação" do plano.

"Lutar contra a pobreza é lutar por sermos humanos. Lutar pela concretização da integralidade do ser humano. Este é o papel que nós, enquanto decisores políticos, aos mais variados níveis e desde as mais diversas estruturas e formas de resposta, devemos assumir", considera o vereador, que na proposta elenca uma série de dados sobre o aumento da pobreza a nível europeu e nacional.

"Na União Europeia, de acordo com os últimos dados disponíveis, mais de 73 milhões de pessoas vive em situação de pobreza (21.6% da população). Em Portugal, nos últimos seis anos (entre 2017 e 2022) a situação é não menos preocupante", destaca, considerando que lutar contra a pobreza “não deve ser um favor, benesse, boa vontade ou alívio de consciências”.

A par do plano e da inscrição de verbas no orçamento, o BE quer que o município assinale o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que se celebra a 17 de outubro, "dando conta, publicamente, da metodologia e dos passos que foram dados nos últimos nove meses para a elaboração do plano".

"A consagração por parte da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas do dia 17 de outubro como Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza pretendeu criar uma consciência favorável no sentido de sensibilizar a opinião pública em geral para a necessidade de se erradicar a pobreza e a miséria em todos os países, necessidade que se converteu numa das prioridades nos anos 1990. A eliminação da pobreza requer a formação de uma consciência pública”, acrescenta.

+ notícias: Porto

Serralves quer desafiar limites com décima edição do ciclo "Museu como Performance"

A 10.ª edição do ciclo "Museu como Performance", que celebra formas de arte “inclassificáveis e indisciplináveis”, combinando música, dança, performance e artes visuais, vai desafiar limites entre sábado e domingo no Museu de Serralves, no Porto.

Já aterrou o primeiro helicóptero no Hospital São João com idoso que sofreu AVC

Um homem de 94 anos, vindo de Bragança, foi o primeiro doente helitransportado para o heliporto do Hospital de São João, no Porto, que começou a operar este mês após aprovação da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Encerrado parque de estacionamento no centro do Porto por perigo de derrocada de prédio

Foi encerrado pela Proteção Civil, na tarde desta sexta-feira, o parque de estacionamento da Praça dos Poveiros, no centro do Porto. Em causa está a possibilidade derrocada de um prédio devoluto que existe perto de uma das entradas deste parque.