FC Porto (Hóquei em Patins): Novo ano, a mesma competência. Crónica de jogo
Porto Canal
A estreia em 2024/25 ditou uma reedição da última final da Taça de Portugal, um preparativo para a Supertaça (19 de outubro, 17h30) e para o arranque do campeonato e uma vitória do FC Porto. Diante do Barcelos, os da Invicta triunfaram por 6-1 e seguiram para as meias-finais da Elite Cup. Ezequiel Mena (2), Telmo Pinto (2), Hélder Nunes e Gonçalo Alves marcaram os golos azuis e brancos no Municipal de Odivelas, onde a competição que abre a temporada se disputará até ao próximo domingo.
A primeira oportunidade do encontro foi para os portistas. Com cinco minutos decorridos, Luís Querido cometeu falta sobre Carlo Di Benedetto e a equipa de arbitragem assinalou livre direto, mas o internacional francês não conseguiu ultrapassar Conti Acevedo. Aos sete, o capitão adversário dispôs de uma grande penalidade, acertou no poste e conseguiu inaugurar o placar na recarga (1-0).
Numa altura em que o Barcelos ia chegando mais perto das redes de Xavier Malián, Ricardo Ares parou o jogo e corrigiu o comportamento dos seus atletas, que reentraram melhor no encontro e chegaram ao empate: aos 21 minutos, Gonçalo Alves passou a Mena que, à direita, colocou a bola no canto superior mais distante (1-1).
A 42 segundos do intervalo, Carlo Di Benedetto não conseguiu aproveitar uma ocasião soberana para dar vantagem aos Dragões e o duelo seguiu empatado para os balneários. No regresso, o dono da braçadeira azul e branca assumiu a marcação de uma grande penalidade, assinalada na sequência de uma falta de Miguel Vieira sobre Rafa, e disparou rasteiro sem hipótese para o guardião (2-1, 33m).
Para colmatar o esforço de Xavier Malián, que aos 37 minutos foi herói ao defender uma grande penalidade e a recarga, Telmo Pinto ultrapassou Miguel Rocha nos instantes que se seguiram, surpreendeu Conti Acevedo e assinou um golaço com ângulo reduzido (3-1).
Hélder Nunes, na conversão de um livre direto assinalado por falta de Rampulla sobre Rafa, fintou o guarda-redes e assinou o 4-1 aos 41 minutos, um festejo que se repetiu passado poucos instantes: Telmo Pinto, solto na área, selou o desfecho do embate com o bis a passe de Gonçalo Alves (5-1). A saída forçada de Diogo Barata, já nos últimos cinco minutos de jogo, foi a única má notícia da manhã. Para o seu lugar, entrou Ezequiel Mena, que aos 47 recebeu em zona frontal e picou a bola sobre Conti para o 6-1 final.
O FC Porto aguarda agora o desfecho do Oliveirense-SC Tomar, que se vai jogar às 18h00 desta sexta-feira, para conhecer o adversário nas meias-finais, marcadas para as 17h30 de sábado (Porto Canal).
FICHA DE JOGO
FC PORTO-ÓQUEI DE BARCELOS, 6-1
Elite Cup, quartos de final
11 de outubro de 2024
Pavilhão Multiusos de Odivelas
Árbitros: Miguel Guilherme e Pedro Figueiredo
FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Telmo Pinto, Ezequiel Mena, Hélder Nunes e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Edu Lamas, Rafa, Gonçalo Alves (cap.) e Diogo Barata
Treinador: Ricardo Ares
ÓQUEI DE BARCELOS: Constantino Acevedo (g.r.), Danilo Rampulla, Luís Querido (cap.), Miguel Vieira e Miguel Rocha
Suplentes: Luís Barbosa (g.r.), Santiago Sánchez, Pedro Silva, Daniel Oliveira e João Chaves
Treinador: Rui Neto
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Luís Querido (7m), Ezequiel Mena (21m, 47m), Gonçalo Alves (33m), Telmo Pinto (38m e 42m) e Hélder Nunes (41m)