Cinco meses depois, auroras boreais voltam a pintar os céus da região norte

Cinco meses depois, auroras boreais voltam a pintar os céus da região norte
| Norte
Porto Canal

Passaram-se apenas cinco meses desde que o fenómeno raro iluminou os céus portugueses, e esta quinta-feira as auroras boreais estão oficialmente de regresso. Uma tempestade solar está a pintar de roxo e cor-de-rosa os céus na região norte do país, com as imagens a serem partilhadas pelos internautas nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, o presidente da Sociedade Portuguesa de Astronomia esclareceu que o fenómeno foi visível nas terras altas, em locais com pouca luz e com o céu sem nuvens.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

A origem do fenómeno encontra-se numa tempestade eletromagnética desencadeada pelo Sol, atualmente num pico de atividade. Este ciclo solar propicia a ocorrência de explosões na sua superfície, projetando partículas na direção da Terra e desencadeando as exibições de luz. As diferentes cores observadas na aurora são resultantes da interação dessas partículas com os gases atmosféricos, como o oxigénio e o nitrogénio.

+ notícias: Norte

Localizado corpo de mulher desaparecida no incêndio que destruiu pensão no Porto

O corpo da mulher que estava desaparecida na sequência do incêndio que na quarta-feira deflagrou numa pensão do centro do Porto foi esta sexta-feira localizado entre os escombros, adiantou o comandante dos Sapadores do Porto.

Prepare o guarda-chuva. Mau tempo regressa em força ao Norte este domingo

O norte e o centro de Portugal continental vão ser atingidos entre domingo e segunda-feira por uma superfície frontal fria, que trará vento, chuva e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Um morto em acidente entre motociclo e ligeiro de passageiros em Valença

Um acidente, esta manhã, na localidade de Ganfei, em Valença, entre um ligeiro de passageiros e um motociclo provocou um morto, disse à Lusa fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.