Cinco meses depois, auroras boreais voltam a pintar os céus da região norte

Cinco meses depois, auroras boreais voltam a pintar os céus da região norte
| Norte
Porto Canal

Passaram-se apenas cinco meses desde que o fenómeno raro iluminou os céus portugueses, e esta quinta-feira as auroras boreais estão oficialmente de regresso. Uma tempestade solar está a pintar de roxo e cor-de-rosa os céus na região norte do país, com as imagens a serem partilhadas pelos internautas nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, o presidente da Sociedade Portuguesa de Astronomia esclareceu que o fenómeno foi visível nas terras altas, em locais com pouca luz e com o céu sem nuvens.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

A origem do fenómeno encontra-se numa tempestade eletromagnética desencadeada pelo Sol, atualmente num pico de atividade. Este ciclo solar propicia a ocorrência de explosões na sua superfície, projetando partículas na direção da Terra e desencadeando as exibições de luz. As diferentes cores observadas na aurora são resultantes da interação dessas partículas com os gases atmosféricos, como o oxigénio e o nitrogénio.

+ notícias: Norte

Futuro Cais do Cavaco é uma “prioridade do Grande Porto” defende arquiteto

A futura Gare Fluvial do Cais do Cavaco é um “assunto de prioridade do Grande Porto, não é um problema local”, defende Carlos Castanheira, em entrevista ao Porto Canal. O projeto é da autoria de Álvaro Siza, com o arquiteto Carlos Castanheira.

Vila Pouca de Aguiar isenta população afetada pelos incêndios do pagamento de água

A Câmara de Vila Pouca de Aguiar aprovou esta quinta-feira a isenção do pagamento da fatura da água do mês de setembro aos consumidores das localidades afetadas pelos incêndios.

Queda de árvores fecha parque de lazer em Santo Tirso por tempo indeterminado

O Parque Ribeiro do Matadouro, em Santo Tirso, vai estar fechado por tempo indeterminado após a queda de árvores provocada pela tempestade Kirk, revelou esta quinta-feira à Lusa fonte da Câmara Municipal.