Universidade de Aveiro lança novo concurso para remodelar residências de estudantes

Universidade de Aveiro lança novo concurso para remodelar residências de estudantes
| Norte
Porto Canal/Agências

A Universidade de Aveiro (UA) lançou um novo concurso público para a empreitada de reabilitação em edifícios das residências de estudantes do Campus de Santiago, depois de o anterior ter ficado deserto, informou esta quinta-feira fonte da academia.

Segundo a mesma fonte, o primeiro concurso lançado em julho passado, com o preço base de 5,2 milhões de euros, não teve interessados, o que obrigou a relançar o concurso.

Desta feita, foram feitas pequenas alterações ao projeto, tendo sido também alterado o preço base do concurso para cinco milhões de euros, uma redução justificada com uma “ligeira descida de preços” do mercado, que a UA diz haver.

A empreitada, cujo concurso público foi publicado na terça-feira em Diário da República, tem um prazo de execução de 640 dias, podendo as propostas ser apresentadas até ao dia 23.

A obra, financiada com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), contempla a recuperação de espaços interiores e exteriores de 14 edifícios de vários blocos residenciais, com 500 quartos individuais, alguns dos quais com cerca de 30 anos de utilização.

A empreitada destina-se a resolver algumas patologias internas e externas que as residências apresentam, em resultado da sua “intensa e forte ocupação, do desgaste e falência de alguns materiais de revestimento, também de uma provável deficiência de execução de alguns sistemas construtivos”, segundo o caderno de encargos.

Os trabalhos incluem a recuperação e manutenção das fachadas exteriores, padieiras, caixilharias exteriores, incluindo intervenção nas cobertura, lanternins e rufos.

No interior está prevista a substituição de pavimentos, pintura de paredes e tetos, envernizamento de esquadrias e apainelados de madeira, substituição de lambrins, reparação diversas e verificação/substituição de sistemas de comando eléctrico e electromecânico. Envolve ainda a ampliação do espaço cozinha e espaço lavandaria.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.