Setembro foi segundo pior mês do ano para cinemas portugueses em espectadores

Setembro foi segundo pior mês do ano para cinemas portugueses em espectadores
| País
Porto Canal/ Agências

Setembro foi o segundo pior mês do ano para os cinemas portugueses, a seguir a abril, em números de espectadores, e o terceiro em receitas, de acordo com dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

No último mês do verão de 2024 foram registadas 657.511 entradas nas salas de cinema, o que representou uma quebra de 30,7% face ao mesmo mês do ano passado, enquanto a receita ficou pouco acima dos quatro milhões de euros, tendo caído 27,7% em relação a setembro de 2023 e ficando atrás só de abril e maio deste ano como piores meses de 2024.

No acumulado do ano, houve 8.749.269 espectadores, uma redução de 8,9% em comparação com os primeiros nove meses de 2023, e as receitas caíram 5,5% para 54,1 milhões de euros.

O filme mais visto nos cinemas em setembro foi a sequela de “Beetlejuice”, por Tim Burton, com pouco menos de 100 mil espectadores, havendo um filme português no ‘top 5’ do mês: “Balas & Bolinhos: Só mais uma coisa”, de Luís Ismael, com 60 mil espectadores, sendo o filme nacional mais visto em 2024, com um total de 230 mil entradas.

No geral de filmes mais vistos do ano, “Divertida-mente 2”, de Kelsey Mann, totaliza 1,3 milhões de espectadores, tendo por isso passado a ser o filme mais visto nos cinemas portugueses nos últimos 20 anos, desde que há registos de bilheteira pelo ICA.

Na lista do ano segue-se “Deadpool&Wolverine”, de Shawn Levy, com 602 mil espectadores e o quarto filme da série “Gru”, de Chris Renaud e Patrick Delage, acima dos 500 mil.

+ notícias: País

Rui Rocha diz que imigração é necessária para o país mas deve ser regulada

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, afirmou que a imigração é necessária para Portugal, nomeadamente para colmatar a falta de mão-de-obra, mas deve ser regulada, em defesa dos interesses quer dos imigrantes, quer do país.

Pesca de bacalhau em zona junto ao Canadá reabre após 32 anos, anuncia ministro

O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, anunciou a reabertura, após 32 anos, de uma zona pesca de bacalhau junto ao Canadá, e garante que os dados científicos atuais contrariam a proposta de corte no goraz.

Receitas de bilheteira dos espetáculos ao vivo em 2023 batem recorde de 2022

As receitas de bilheteira dos espetáculos ao vivo renderam quase 190 milhões de euros no ano passado, mais 28,5% do que em 2022, ano que já atingira o maior valor desde 1979, graças principalmente ao aumento da procura.