Linha do Minho cortada em Barcelos devido a queda de árvore

Linha do Minho cortada em Barcelos devido a queda de árvore
Foto: Infraestruturas de Portugal
| Norte
Porto Canal / Agências

A queda de uma árvore cortou a circulação de comboios na Linha do Minho na zona de Aborim, concelho de Barcelos, disse esta quarta-feira fonte dos bombeiros.

Segundo a fonte, o alerta foi dado pelas 07h10 e às 08h50 a linha ainda se encontrava cortada.

Para o local, foram mobilizados seis operacionais, apoiados por duas viaturas.

Segundo José Costa, oficial de operações na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a região do Cávado, que integra o concelho de Barcelos, registou 81 ocorrências entre as 18h00 de terça-feira e as 07h00 desta quarta-feira, relacionadas sobretudo com o vento.

Em causa estão, em quase todos os casos, quedas de árvores, que, segundo fonte da Proteção Civil, provocaram estragos em algumas viaturas e alguns cortes no fornecimento de eletricidade.

A fonte acrescentou que não há danos pessoais a registar.

Devido ao mau tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 18h00 de terça-feira e as 07h00 desta quarta-feira 567 ocorrências relacionadas com o vento forte, a grande maioria quedas de árvores.

“Entre as 18h00 de ontem [terça-feira], quando começou o quadro meteorológico mais adverso, e as 07h00 de hoje [quarta-feira] temos o registo de 567 ocorrências, sobretudo relacionadas com o vento, sendo 404 quedas de árvores, 14 inundações, 20 limpezas de via, 116 quedas de estruturas e 13 movimentos de massa”, disse à Lusa José Costa, oficial de operações na ANEPC.

De acordo com José Costa, nestas ocorrências foram empenhados 1.805 operacionais e 627 meios terrestres.

“As áreas mais afetadas foram a Área Metropolitana do Porto, Alto Minho e Sub-Região do Cávado”, adiantou.

+ notícias: Norte

Jovem morre atropelado em Braga enquanto atravessava avenida

Um jovem morreu atropelado na noite desta sexta-feira, na Avenida Imaculada Conceição, em Braga. De acordo com o que o JN avança, o jovem atravessava aquela artéria, mas num local proibido, que terá apanhado a condutora desprevenida e causado o acidente.

PSD Espinho critica falta de estratégia de reabilitação urbana da autarquia socialista

A concelhia do PSD de Espinho acusou esta sexta-feira a autarquia liderada pelo PS de não ter uma estratégia para a reabilitação urbana, deixando caducar as 10 Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) existentes no município sem apresentar alternativas.

Vereadores do PS criticam atraso nas obras de escola com 42 anos em Braga

Os vereadores do PS na Câmara de Braga criticaram hoje a demora no arranque das obras de requalificação da EB2/3 Frei Caetano Brandão e a falta de informação sobre o processo por parte do município.