Tempestade Kirk deixa rasto de destruição no Norte

Tempestade Kirk deixa rasto de destruição no Norte
| Norte
Porto Canal com Lusa

O mau tempo, acentuado pela tempestade Kirk que está a afetar Portugal, deixou um grande rasto no Norte do país, ao provocar a queda de estruturas e árvores que destruíram viaturas e já interromperam o serviço de várias linhas ferroviárias.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Devido ao mau tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 18h00 de terça-feira e as 07h00 desta quarta-feira 567 ocorrências relacionadas com o vento forte, a grande maioria quedas de árvores.

“Entre as 18h00 de ontem [terça-feira], quando começou o quadro meteorológico mais adverso, e as 07h00 desta quarta-feira temos o registo de 567 ocorrências, sobretudo relacionadas com o vento, sendo 404 quedas de árvores, 14 inundações, 20 limpezas de via, 116 quedas de estruturas e 13 movimentos de massa”, disse à Lusa José Costa, oficial de operações na ANEPC.

De acordo com José Costa, nestas ocorrências foram empenhados 1.805 operacionais e 627 meios terrestres.

“As áreas mais afetadas foram a Área Metropolitana do Porto, Alto Minho e Sub-Região do Cávado”, adiantou.

Segundo José Costa, foram registadas 262 ocorrências na Área Metropolitana do Porto, no Alto Minho 52, Cávado 81, no Tâmega e Sousa 35 e Ave 27.

“Mantêm-se o fenómeno de vento. O IPMA tem ainda emitido um conjunto de avisos sobretudo para precipitação, vento forte e ondulação marítima. Estes avisos, principalmente vento e precipitação, mantêm-se em vigor pelo menos até às 12h00 desta terça-feira, sendo que nos distritos mais a norte o aviso é laranja para o vento”, disse.

O estado do tempo em Portugal está a ser afetado pela tempestade Kirk.

+ notícias: Norte

Metro do Porto também "não foi envolvida" no novo projeto para estação de TGV em Gaia

A Metro do Porto também "não foi envolvida na avaliação da solução alternativa" para a estação ferroviária de alta velocidade em Gaia apresentada pelo consórcio LusoLav que uma extensão da Linha Rubi, disse esta sexta-feira fonte oficial à Lusa.

Golfinhos a nadar no Porto de Leixões surpreendem população

Um grupo de cerca de seis golfinhos apareceu a nadar no Porto de Leixões, em Matosinhos, e gerou surpresa entre várias pessoas que estavam no local e que gravaram o momento, conforme se vê em vídeos que circulam nas redes sociais. Fonte do Porto de Leixões revelou que o fenómeno não é único, embora gere sempre a surpresa de um quem o presencia.

Três jovens feridos com gravidade num despiste na A24 em Vila Real

Três jovens ficaram com ferimentos graves na sequência de um despiste ao quilómetro 79 da Autoestrada 24 (A24), em Vila Real, que obrigou ao corte temporário da estrada, segundo fontes da GNR e dos bombeiros.