Conservatório de Música de Paredes vai mudar-se para palacete da Casa da Cultura
Porto Canal/Agências
O atual edifício da Casa da Cultura de Paredes, no distrito do Porto, vai ser ocupado pelos serviços do Conservatório de Música da cidade, disse à Lusa o presidente da câmara, Alexandre Almeida.
Segundo o autarca, a mudança para o Palacete da Granja, como se chama o edificado do século XIV, vai acontecer porque o novo Centro Cultural de Paredes (CCP), recentemente concluído, reúne condições, incluindo auditórios e espaços expositivos, para acolher a atividade que até ao momento se tem realizado na casa da cultura, nomeadamente exposições e outros eventos artísticos.
“O crescimento do conservatório tem sido excelente”, disse Alexandre Almeida, destacando que aquela entidade formativa passará a ter mais espaço e melhores condições no edifício da atual Casa da Cultura, incluindo o auditório que lá existe, que ficará também disponível.
Com esta esta mudança, anotou o presidente, vai ser libertado o espaço atualmente utilizado pelo conservatório, no edifício dos antigos Paços do Concelho, do século XVIII, propriedade da Junta de Freguesia de Paredes, para onde se prevê a instalação de um arquivo e acervo municipal.
O atual espaço do Conservatório de Música de Paredes conta com 14 salas de aula e um auditório com lotação para 100 pessoas, onde habitualmente se realizam concertos.
Alexandre Almeida sinaliza, por outro lado, que a dinâmica que se pretende incutir no CCP, com a realização regular de espetáculos e outros eventos, fará com que mais gente possa desfrutar das exposições que ali passarão a estar patentes, além de outros momentos, como tertúlias, serviço educativo, seminários e conferências que habitualmente decorriam na casa da cultura.