Conservatório de Música de Paredes vai mudar-se para palacete da Casa da Cultura

Conservatório de Música de Paredes vai mudar-se para palacete da Casa da Cultura
| Norte
Porto Canal/Agências

O atual edifício da Casa da Cultura de Paredes, no distrito do Porto, vai ser ocupado pelos serviços do Conservatório de Música da cidade, disse à Lusa o presidente da câmara, Alexandre Almeida.

Segundo o autarca, a mudança para o Palacete da Granja, como se chama o edificado do século XIV, vai acontecer porque o novo Centro Cultural de Paredes (CCP), recentemente concluído, reúne condições, incluindo auditórios e espaços expositivos, para acolher a atividade que até ao momento se tem realizado na casa da cultura, nomeadamente exposições e outros eventos artísticos.

“O crescimento do conservatório tem sido excelente”, disse Alexandre Almeida, destacando que aquela entidade formativa passará a ter mais espaço e melhores condições no edifício da atual Casa da Cultura, incluindo o auditório que lá existe, que ficará também disponível.

Com esta esta mudança, anotou o presidente, vai ser libertado o espaço atualmente utilizado pelo conservatório, no edifício dos antigos Paços do Concelho, do século XVIII, propriedade da Junta de Freguesia de Paredes, para onde se prevê a instalação de um arquivo e acervo municipal.

O atual espaço do Conservatório de Música de Paredes conta com 14 salas de aula e um auditório com lotação para 100 pessoas, onde habitualmente se realizam concertos.

Alexandre Almeida sinaliza, por outro lado, que a dinâmica que se pretende incutir no CCP, com a realização regular de espetáculos e outros eventos, fará com que mais gente possa desfrutar das exposições que ali passarão a estar patentes, além de outros momentos, como tertúlias, serviço educativo, seminários e conferências que habitualmente decorriam na casa da cultura.

+ notícias: Norte

Localizado corpo de mulher desaparecida no incêndio que destruiu pensão no Porto

O corpo da mulher que estava desaparecida na sequência do incêndio que na quarta-feira deflagrou numa pensão do centro do Porto foi esta sexta-feira localizado entre os escombros, adiantou o comandante dos Sapadores do Porto.

Prepare o guarda-chuva. Mau tempo regressa em força ao Norte este domingo

O norte e o centro de Portugal continental vão ser atingidos entre domingo e segunda-feira por uma superfície frontal fria, que trará vento, chuva e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Um morto em acidente entre motociclo e ligeiro de passageiros em Valença

Um acidente, esta manhã, na localidade de Ganfei, em Valença, entre um ligeiro de passageiros e um motociclo provocou um morto, disse à Lusa fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.