Uso do telemóvel durante condução vai ser alvo de campanha de fiscalização

Uso do telemóvel durante condução vai ser alvo de campanha de fiscalização
| País
Porto Canal / Agências

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou esta segunda-feira o início da realização de uma campanha de fiscalização rodoviária, “RoadPol – Telemóvel”, sobre a utilização de “aparelhos radiotelefónicos” durante a condução, que decorre até domingo em todo o continente.

“Esta operação tem como objetivo alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução. O manuseamento e utilização do telemóvel, de smartphones, tablets ou similares, durante o exercício da condução, provocam a distração visual, limitação da disponibilidade manual e condicionamento cognitivo”, adianta a GNR em comunicado.

Segundo esta autoridade, quase 75% dos portugueses declararam que utilizam o telemóvel enquanto conduzem para um estudo da Prevenção Rodoviária Portuguesa, apesar de tal provocar a “diminuição da capacidade de vigilância do condutor e dispersão da atenção” e o “aumento do tempo de reação”.

Outras das consequências do uso do telemóvel durante a condução, assinala a GNR, são uma “má avaliação do posicionamento do veículo na via”, a “dificuldade de descodificação dos sinais e da sua memorização”, o “desrespeito da regra de cedência de passagem”, não manter a distância de segurança ou sinalizar a mudança de direção e uma avalização incorreta da velocidade.

+ notícias: País

Fábio 'Cigano', um dos fugitivos de Vale dos Judeus, detido em Marrocos

Fábio Loureiro, um dos fugitivos do Vale dos Judeus mais conhecido por Fábio “Cigano”, foi detido no domingo à noite em Tânger, Marrocos, anunciou esta segunda-feira a Polícia Judiciária portuguesa. Além de Fábio, há mais quatro reclusos em fuga há um mês.

Três distritos sob aviso laranja devido à chuva

Os distritos de Santarém, Castelo Branco e Guarda estão até às 09h00 desta segunda-feira sob aviso laranja devido à chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Mulher morre após despiste seguido de capotamento contra árvore na zona de Coimbra

Uma mulher faleceu esta segunda-feira num acidente de viação no Itinerário Principal (IP) 3, antes da saída para o IC2, na zona de Trouxemil, Coimbra, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores de Coimbra.