Ministra ordena inquérito a GNR que provocou desacatos na manifestação do Grupo 1143

Ministra ordena inquérito a GNR que provocou desacatos na manifestação do Grupo 1143
| País
Porto Canal / Agências

A ministra Margarida Blasco ordenou a abertura de um inquérito disciplinar a um militar da GNR que provocou desacatos durante a manifestação no sábado do grupo ultranacionalista 1143, em Guimarães, revelou este domingo o Ministério da Administração Interna (MAI).

De acordo com o comunicado do MAI, foi identificado um indivíduo após um incidente na manifestação denominada “Reconstruir Portugal” - que terá juntado, segundo o JN, cerca de 300 pessoas na cidade vimaranense -, por este se ter envolvido em desacatos com agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP).

“Feitas as diligências, identificou-se aquele elemento como sendo militar da Guarda Nacional Republicana (GNR). A ministra da Administração Interna determinou de imediato à Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) a abertura de um inquérito para apuramento de eventuais responsabilidades disciplinares por parte do militar da Guarda Nacional Republicana (GNR)”, lê-se no comunicado.

A manifestação foi organizada pelo grupo de extrema-direita liderado por Mário Machado, no dia da Implantação da República, com o objetivo de alertar para o que diz ser a "imigração descontrolada" que "prejudica os nascidos em Portugal".

Neste sábado decorreu também em Guimarães a concentração "Guimarães pela Liberdade, mobilização nacional contra o neonazismo", em que algumas dezenas de pessoas exigiram medidas para "travar a escalada de ódio".

+ notícias: País

Cabaz de alimentos mais consumidos no Natal aumenta 4% face ao ano passado

O cabaz com 16 alimentos mais consumidos pelos portugueses no Natal aumentou 4% face ao ano passado e resulta num valor de 52,89 euros, anunciou hoje a Deco PROteste.

Venda de Passe Ferroviário Verde ultrapassa os 50 mil títulos

O Governo disse esta quinta-feira que já foram vendidos mais 50 mil títulos do Passe Ferroviário Verde desde que este entrou em vigor e que 60% destes passes que permitem viajar em comboios da CP foram vendidos a novos clientes.

Fisco alerta que estão a circular emails e SMS falsos sobre pagamento de dívidas

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou esta quinta-feira para o envio de emails e SMS fraudulentos em seu nome sobre falsos pagamentos de alegadas dívidas fiscais, os quais devem ser ignorados e eliminados.