FC Porto: Dragão acolhe o jogo grande da jornada
Porto Canal
Passadas 72 horas, os portistas estão de regresso a casa. O Estádio do Dragão recebe o duelo da 8.ª jornada da Liga entre FC Porto e SC Braga, que arranca às 20h30 (Sport TV1) e será dirigido por João Pinheiro, auxiliado no VAR por André Narciso.
Ver esta publicação no Instagram
O adversário desta noite é “uma equipa muito difícil de bater”, como reconheceu Vítor Bruno, e vem com o orgulho ferido à Invicta após ter sido derrotado em Atenas pelo Olympiacos na segunda jornada da Liga Europa. Na Liga, os arsenalistas estão em quinto lugar com 14 pontos provenientes quatro vitórias, dois empates e uma derrota ao cabo de sete jornadas.
Ainda que com “tempo curto e diminuto” para preparar o duelo, o treinador do FC Porto só pensa em “voltar às vitórias”, mas lembra que, para isso, os azuis e brancos terão “de estar num nível muito alto” e esquecidos de qualquer lamento para não “incorrer no erro grave” de cair numa “armadilha”. Perante mais um teste difícil, espera-se “um FC Porto altamente competitivo, ambicioso e a querer muito ganhar, muito ciente daquilo que terá de fazer com bola, mas também no que terá de fazer quando o SC Braga a tiver. Um FC Porto com uma vontade louca de ganhar”.
A partir das 15h00, há muito para ver, fazer e comer na Praça do Estádio. As portas abrem às 18h30 e os sócios devem fazer-se acompanhar do novo cartão em formato físico ou digital para acederem ao Dragão. Chegar cedo é aconselhado dado que apenas faltam vender 1.000 bilhetes e espera-se mais uma lotação esgotada.
História sorri aos portistas
FC Porto e SC Braga vão defrontar-se pela 170.ª vez esta noite, a 84.ª no Estádio do Dragão. Neste já longo historial de confrontos, a vantagem é azul e branca, principalmente no contexto de mais logo: a jogar em casa e para a Liga, os portistas apenas perderam quatro vezes com os minhotos, a última das quais em 2020 (1-2). Nos restantes 64 duelos, venceram 56 e empataram 8.
A tendência mantém-se nas últimas dez visitas dos arsenalistas no campeonato. Além da mencionada vitória em 2020, o SC Braga conseguiu um empate em 2015 (0-0). De resto, só deu FC Porto.
Caras novas a brilhar
No arranque da temporada, novos talentos chegaram ao Norte de Portugal para abrilhantar as exibições dos dois protagonistas de mais logo.
Nos Dragões, Samu adaptou-se rapidamente e já marca há cinco jogos consecutivos. O camisola 9 leva seis golos em sete jogos e na passada quinta-feira bisou frente ao Manchester United. Na linha defensiva, Francisco Moura e Nehuen Pérez pegaram de estaca: o lateral esquerdo fez quatro assistências em cinco partidas de Dragão ao peito, tantas como Nehuen Pérez, totalista no eixo central.
Pelo emblema da pedreira, assinaram El Ouazzani, ponta de lança que já faturou em seis ocasiões e tem a concorrência de Roberto Fernández, internacional sub-21 espanhol que conta com dois golos e uma assistência. O extremo Gabri Martínez (dois golos e duas assistências) e o jovem Ismaël Gharbi (um golo), reforço proveniente do Paris Saint-Germain, foram os nomes em maior evidência na jornada anterior, frente ao Rio Ave (4-0).