João Pinto: “Perdeu-se um grande jogador e um grande homem”

João Pinto: “Perdeu-se um grande jogador e um grande homem”
| Desporto
Porto Canal

Para homenagear Rui Filipe no ano em que se cumpriu o 30.º aniversário da morte do malogrado jogador que marcou o primeiro golo do ciclo do Penta, o FC Porto Vintage deslocou-se a Vale de Cambra, terra natal do antigo médio, onde disputou um jogo com o Valecambrense e venceu por 5-0.

Antes do arranque da partida, as duas equipas deslocaram-se à entrada do Estádio Municipal das Dairas, onde os portistas deixaram uma coroa de flores junto ao busto do que João Pinto afirmou ser “um grande jogador, um grande homem” e “uma pessoa espetacular de quem todos” gostavam. Na cerimónia, esteve também Domingos Silva, presidente da Casa do FC Porto de Vale de Cambra, que deixou um cachecol da filial como tributo.

O dirigente recordou o trajeto de alguém que “faz muita falta - “ele formou-se no Valecambrense. Começou aqui de menino e foi até aos juvenis. Depois seguiu para o FC Porto, clube em que deu um grande jogador e protagonizou espetáculos de futebol” - antes de salientar “o contributo” que deu aos dois clubes e “teria dado à seleção se tivesse vivido mais tempo”, enquanto Rui Barros, que à semelhança do Eterno Capitão coincidiu com Rui Filipe nas Antas, lembrou “um colega, um amigo, um homem, um miúdo cheio de vida para quem infelizmente a vida acabou cedo”.

João Pinto
“Saiu das nossas vidas há muitos anos. Era uma pessoa espetacular de quem todos gostávamos. Foi pena ter acontecido o que aconteceu, mas a vida é assim mesmo. Perdeu-se um grande jogador e um grande homem. Estamos aqui para homenagear o Rui Filipe com um jogo entre o FC Porto Vintage e os veteranos do Valecambrense. Este é um convívio que o FC Porto tem tido quase todos os sábados. No próximo fim de semana, teremos um torneio em Melgaço mais a doer. O mais importante é que ninguém se magoe e tudo corra pelo melhor.”

Rui Barros
“Foi um colega, um amigo, um homem, um miúdo para quem infelizmente a vida acabou cedo. Conhecíamo-lo bem, era um miúdo cheio de vida e infelizmente aconteceu essa tragédia. Quase todos os anos, fazemos uma pequena homenagem ou vimos à terra dele porque ele merece. Foi uma coisa terrível que lhe aconteceu. Depois de deixarmos o futebol profissional, este Vintage serve para estarmos com colegas e mesmo com adversários que defrontámos ao longo da carreira. É sempre agradável.”

Domingos Silva, presidente da Casa do FC Porto de Vale de Cambra
“Ele formou-se no Valecambrense. Começou aqui de menino e foi até aos juvenis. Depois seguiu para o FC Porto, clube em que deu um grande jogador e protagonizou espetáculos de futebol. Faz muita falta ao FC Porto e a Vale de Cambra. Todos os anos, a Casa do FC Porto de Vale de Cambra vai homenageá-lo ao cemitério, temos grandes posters dele na Casa e, há três semanas, organizámos um torneio de infantis para o homenagear no 30.º aniversário do falecimento. Estamos sempre ao lado dele. É um grande orgulho para nós ter aqui o FC Porto Vintage porque o Rui Filipe deu-lhe muito, como ao Valecambrense, e se tivesse vivido mais tempo teria dado também à seleção.”

+ notícias: Desporto

FC Porto: Conheça as categorias dos Dragões de Ouro

A 37.ª gala dos Dragões de Ouro está marcada para as 21h30 desta terça-feira, na Super Bock Arena e no Porto Canal, e esperam-se algumas novidades na cerimónia que distingue as personalidades e instituições que mais se destacaram ao serviço do FC Porto durante a temporada 2023/24.

FC Porto: Sócios escolhem os vencedores dos Dragões de Ouro nas categorias Sócio, Futebolista e Modalidades de Pavilhão

Pela primeira vez, os sócios do FC Porto foram chamados a escolher vencedores de Dragões de Ouro.

FC Porto: Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo frente ao Famalicão

Ficam disponíveis às 10h00 desta quarta-feira, exclusivamente na plataforma SmartFan, os bilhetes para o jogo entre o Famalicão e o FC Porto referente à 13.ª jornada da Liga Portugal e agendado para as 20h30 do próximo sábado (Sport TV1).