FC Porto: Divisão de pontos no clássico europeu. Crónica de jogo

FC Porto: Divisão de pontos no clássico europeu. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O 500.º jogo oficial no Estádio do Dragão teve tudo menos o mais importante. Frente ao Manchester United, na segunda ronda da renovada Liga Europa, o FC Porto esteve a perder 2-0, virou o resultado para 2-3 e deixou-se empatar nos descontos (3-3). Rashford abriu as hostilidades, Hojlund dilatou a vantagem inglesa, Samu bisou, Pepê marcou e Maguire empatou no período de compensação.

Vítor Bruno repetiu o onze de Guimarães, apostando em Eustáquio ao invés de Vasco Sousa, e os dois homens mais adiantados só precisaram de 90 segundos para darem trabalho a Onana, que neutralizou o ataque de Samu e Galeno. Cinco minutos volvidos, aos sete, Rashford recebeu o esférico junto ao banco visitante, transportou-o até dentro da área e bateu Diogo Costa à queima-roupa (0-1).

Já depois de João Mário disparar por alto da baliza Sul, e em nova iniciativa sobre o flanco predileto, Rashford descobriu Hojlund nas costas da defesa da casa e ofereceu o 0-2 ao dinamarquês. O segundo golo arrefeceu o ambiente nas bancadas, mas não afetou a moral de um plantel que nunca baixou os braços e reduziu a desvantagem logo a seguir, quando Onana defendeu uma cabeçada por instinto e Pepê apareceu em cima da linha a encostar (1-2).

Era no corredor Poente que a ação se concentrava e foi aí que nasceu o empate: João Mário cruzou uma vez, Eustáquio tocou em Nico, o espanhol devolveu ao lateral e João Mário cruzou segunda vez para Samu fazer a igualdade num cabeceamento à matador que levou quase 50 mil pessoas ao delírio (2-2). Até ao intervalo, Bruno Fernandes ainda serviu os companheiros de bandeja, porém Diogo Costa saiu por cima no duelo frente a Hojlund e ao bem-conhecido Casemiro.

Rashford não regressou para a segunda parte e foi já com Garnacho em campo que Francisco Moura galgou metros e acertou no guarda-redes quando tinha tudo para consumar a reviravolta. A remontada surgiu ao minuto 50, quando Nico descobriu Pepê, Pepê descobriu Samu e o espanhol acertou no ângulo superior da baliza Norte (3-2). Martim Fernandes rendeu o internacional brasileiro, Samu ficou perto do hat-trick após uma sucessão de balões e Vítor Bruno promoveu uma tripla alteração, retirando os autores dos dois golos juntamente com Eustáquio e lançando Marko Grujic, Fábio Vieira e Geniz Gül.

Já dentro da reta final, Bruno Fernandes acabou expulso por acumulação de amarelos e por jogo perigoso sobre Nehuen Pérez, Gül desperdiçou uma chance de ouro em posição privilegiada e Garnacho obrigou Diogo Costa a sujar o equipamento. O guardião do FC Porto nada pôde fazer para evitar que Maguire empatasse na sequência de um pontapé de canto no tempo de compensação (3-3). Danny Namaso rendeu Alan Varela imediatamente a seguir.

+ notícias: Desporto

Lila Durão: “Nós queremos é estes jogos”

Vai começar o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina e a 1.ª jornada reserva logo um clássico entre FC Porto e Benfica (domingo, 16h00, Porto Canal/FC Porto TV), o terceiro consecutivo e o terceiro desde que começou 2024/25.

Samu: “Saio daqui triste pelo empate”

O FC Porto esteve a perder 0-2 e virou para 3-2, mas um golo do Manchester United já em período de compensação ditou o 3-3 final no Estádio do Dragão, no duelo referente à 2.ª jornada da fase de liga da Liga Europa.

Nico González: “Sabemos que dependemos só de nós”

Depois de estar a perder 0-2, o FC Porto deu a volta ao Manchester United e parecia lançado para o triunfo na 2.ª jornada da fase de liga da Liga Europa, mas os ingleses chegaram ao empate já em período de compensação (3-3).