Aveiro avança com obra para fechar rombo na margem do rio Vouga

Aveiro avança com obra para fechar rombo na margem do rio Vouga
Foto: Grande Rota da Ria de Aveiro
| Norte
Porto Canal / Agências

A câmara de Aveiro decidiu avançar com a obra para reparar o rombo na margem esquerda do rio Vouga, na zona de Eixo, no âmbito de um protocolo que será assinado na sexta-feira com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Durante a reunião do executivo municipal, realizada esta quinta-feira, o presidente da autarquia, Ribau Esteves, explicou que a obra foi “muito protestada em reuniões de câmara públicas”, adiantando que o rombo da margem esquerda do rio Vouga, em Eixo, “impede a circulação das máquinas agrícolas” há quatro anos.

O autarca referiu ainda que a autarquia decidiu avançar com a empreitada para reparar o rombo, por incapacidade da APA para realizar uma obra que era da sua responsabilidade.

“Nós assumimos a responsabilidade de executar o tapamento do rombo por incapacidade reiterada da APA, garantindo-nos ela o projeto que fez e o financiamento que faz pela via do Fundo Ambiental”, explicou o autarca.

A empreitada que arrancou na quarta-feira vai custar cerca de 54 mil euros, sendo financiada a 100% pela APA, que também realizou o projeto.

Com a reparação do rombo, será reposta a defesa dos terrenos agrícolas contra as inundações, bem como a capacidade de circulação das máquinas agrícolas, naquela zona naquela zona do Baixo-Vouga.

Na mesma ocasião será também assinado um protocolo entre a APA e a Câmara de Albergaria-a-Velha para uma operação idêntica que irá ter lugar na margem direita do rio Vouga.

A assinatura dos protocolos terá lugar durante a inauguração da nova Ponte do Parque da Balsa, que faz a travessia da Ribeira da Horta, em Eixo, correspondendo a um investimento municipal superior a 260 mil euros.

A nova travessia, com um só vão, veio substituir a velha ponte que, segundo Ribau Esteves, apresentava “um conjunto grave de patologias e era um constrangimento para a circulação das máquinas de grande dimensão para as praticas agrícolas”.

+ notícias: Norte

Moliceiros na ria de Aveiro terão de usar motores elétricos até ao final de 2025

Os operadores marítimo-turísticos dos canais urbanos da ria de Aveiro vão ter de usar motores elétricos nos moliceiros até ao final de 2025, para não perderem direito à licença para o uso dos cais.

Professor de Moral condenado a oito anos de prisão por abuso sexual de alunas em Famalicão

O Tribunal de Guimarães condenou esta quinta-feira a oito anos de prisão o professor de Moral e encenador de teatro por 62 crimes de abuso sexual de menores dependentes, cometidos sobre 15 alunas de uma escola de Vila Nova de Famalicão.

Novo passe só pode ser usado nos Urbanos fora da área metropolitana do Porto

O novo Passe Ferroviário Verde vai permitir andar em todos os comboios urbanos de Coimbra, mas nos de Lisboa e Porto só fora das respetivas áreas metropolitanas, segundo um documento a que a Lusa teve acesso.