São João da Madeira dá 20 mil euros às melhores ideias exequíveis para resolver questões locais

São João da Madeira dá 20 mil euros às melhores ideias exequíveis para resolver questões locais
CM SJM
| Norte
Porto Canal/ Agências

O Município de São João da Madeira tem a decorrer até final de dezembro um concurso de inovação que prevê um total de 20.000 euros em prémios para as melhores “ideias exequíveis” destinadas a resolver problemas do concelho.

Segundo a autarquia, o concurso “Innovate My City/Inovar a Minha Cidade” está aberto a particulares e a pequenas empresas dos distritos de Aveiro e do Porto, mas o júri – que integrará elementos da Universidade de Aveiro, membros do parque de ciência e tecnologia Sanjotec, e ainda a associação Investors Portugal – prevê uma majoração para propostas que partam do próprio concelho.

"O nosso objetivo é colocar as pessoas a olhar para a cidade de uma forma crítica e de uma forma ativa: queremos que os empreendedores identifiquem um problema que não está resolvido e trabalham numa proposta de solução prática para essa situação", declarou à agência Lusa o presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira.

Além de 10.000 euros para a melhor proposta, 7.000 para o segundo classificado e 3.000 para o terceiro, o concurso também garantirá aos premiados seis meses de acesso a programas de capacitação a aceleração do Sanjotec, o que irá abranger desde ações de mentoria e ‘coaching’ até espaços de ‘coworking’ e apoio no desenvolvimento dos produtos, bens ou serviços selecionados.

"Este prémio é um incentivo a que sejam pensadas – em termos de engenharia, em termos sociais, ambientais – soluções inovadoras para a cidade, mas o prémio só é atribuído se a ideia for exequível e puder ser efetivamente operacionalizada", realçou Jorge Vultos Sequeira.

Os candidatos podem ser cidadãos particulares maiores de 18 anos, a título individual ou em grupo, e empresas com menos de 50 funcionários, que não tenham derivado de companhias com mais de 250 trabalhadores.

Quanto aos critérios de apreciação da proposta, serão valorizados aspetos como o potencial de impacto no município, o grau de inovação, o nível de adequação aos objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pelas Nações Unidas e ainda a qualificação e experiência prévia do autor do projeto.

O candidato deverá ainda ser capaz de ajustar as características da solução proposta às necessidades do mercado, tornando a sua ideia “flexível e aberta a melhorias”, e estar preparado para apresentar o projeto presencialmente, numa apresentação perante o júri.

"No fundo, isto é um prémio municipal de inovação e queremos com ele atrair talentos para São João da Madeira, até porque o júri do concurso envolve um grupo de investidores que pode ver potencial noutras propostas além das vencedoras e, eventualmente, estabelecer ‘networking’ [trabalho em rede] com os autores dessas ideias", nota o presidente da Câmara.

+ notícias: Norte

Localizado corpo de mulher desaparecida no incêndio que destruiu pensão no Porto

O corpo da mulher que estava desaparecida na sequência do incêndio que na quarta-feira deflagrou numa pensão do centro do Porto foi esta sexta-feira localizado entre os escombros, adiantou o comandante dos Sapadores do Porto.

Prepare o guarda-chuva. Mau tempo regressa em força ao Norte este domingo

O norte e o centro de Portugal continental vão ser atingidos entre domingo e segunda-feira por uma superfície frontal fria, que trará vento, chuva e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Um morto em acidente entre motociclo e ligeiro de passageiros em Valença

Um acidente, esta manhã, na localidade de Ganfei, em Valença, entre um ligeiro de passageiros e um motociclo provocou um morto, disse à Lusa fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.