Fernando Sá: “Sabíamos que em determinados momentos o coração ia ser importante”

Fernando Sá: “Sabíamos que em determinados momentos o coração ia ser importante”
| Desporto
Porto Canal

Ao bater neste sábado o Benfica (97-93), após prolongamento, no Pavilhão Multiusos de Sines, a equipa de basquetebol do FC Porto conquistou a 8.ª Supertaça para o palmarés do clube. Após o clássico, Fernando Sá disse não haver “grandes segredos nisto” e sublinhou que do outro lado estava uma equipa “habituada a ganhar e a estar nestes momentos”. Ainda assim, no entender do treinador portista, “foi o nosso coração e a vontade de vencer” que levaram o jogo para o tempo extra e que permitiram aos Dragões trazer o troféu para casa. “Por aquilo que fizemos, creio que merecemos esta vitória, mas o Benfica foi um digno vencido. Foi a primeira competição de uma longa época e esperamos estar presentes nas próximas finais”, acrescentou Fernando Sá.

Não há segredos

“Não há grandes segredos nisto. Sabíamos que estávamos a jogar contra um adversário como o Benfica, uma equipa que está habituada a ganhar e a estar nestes momentos. Nestes jogos, costuma tomar boas decisões nos momentos importantes.”

Estratégia cumprida nos dois lados do campo
“Defensiva e ofensivamente, a equipa esteve a um bom nível em termos estratégicos, sobretudo tendo em conta que é uma fase prematura da época. Agradeço a oportunidade que a Direção nos deu para realizarmos jogos contra equipas da ACB, que nos deram alguma solidez e alguma consciência de onde queríamos chegar. Além de tudo isto, sabíamos que em determinados momentos o coração ia ser importante. Falámos disso antes do jogo e durante o intervalo. Um jogo de basquetebol é assim mesmo, com muitos altos e baixos. Naqueles últimos 25 segundos do tempo regulamentar, o que levou o jogo para prolongamento foi o nosso coração e a vontade de vencer, bem como a determinação nas ações. Por aquilo que fizemos, creio que merecemos esta vitória, mas o Benfica foi um digno vencido. Foi a primeira competição de uma longa época e esperamos estar presentes nas próximas finais.”

+ notícias: Desporto

FC Porto: A melhor forma de começar a semana. Crónica de Jogo

A semana dos portistas começou da melhor forma: com uma vitória caseira que permite manter a distância de cinco e oito pontos para os rivais de Lisboa. De volta ao Estádio do Dragão depois do triunfo frente ao Malmö FF (2-1), o FC Porto bateu o Estrela da Amadora por 3-1 e chegou aos 40 pontos em 14 jornadas do campeonato.

Samu: "Quero agradecer à equipa pelo esforço"

Acabado de marcar o quarto golo nos últimos três jogos e de ser eleito o MVP Liga Portugal, Samu reivindicou a autoria do último remate certeiro do triunfo frente ao Estrela da Amadora (3-1) - “eu toquei na bola, mas acho que não me deram o golo” - antes de se mostrar “feliz pela vitória” e “agradecido pelo esforço da equipa”.

Francesco Farioli: "Foi uma prestação muito boa, com muita paixão e energia"

O FC Porto segue na liderança isolada do campeonato depois de receber e vencer o Estrela da Amadora na 14.ª jornada (3-1) e Francesco Farioli elogiou “a abordagem dos jogadores” que “fizeram um bom jogo e uma prestação sólida” com “muita paixão e energia”. “O jogo correu muito bem, vi coisas muito positivas, grandes prestações individuais além da coletiva. Estamos no bom caminho”, reforçou o técnico italiano antes de apontar o foco ao “jogo contra o FC Famalicão para a Taça de Portugal”, agendado para as 20h45 desta quinta-feira.