Homenagem aos bombeiros portugueses ‘pinta’ ruas de Estarreja

Homenagem aos bombeiros portugueses ‘pinta’ ruas de Estarreja
| Norte
Porto Canal

Os impetuosos incêndios que devastaram o norte e centro do país nos últimos dias sensibilizaram o artista belga Jaune a prestar uma homenagem aos bombeiros, através da sua arte.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O pintor belga não ficou indiferente ao cenário vivido em solo luso e, no âmbito do ESTAU - Festival de Arte Urbana de Estarreja, plasmou 16 pequenas pinturas em bancos de jardim, caixas de eletricidade e paredes do centro da cidade aveirense, numa ode ao esforço incondicional destes heróis sem capa.

“Grande parte do País está coberto de fumo e centenas de bombeiros estão na linha da frente a tentar controlar as chamas. Alguns morreram cercados pelo fogo”, escreveu o artista no Instagram, na passada sexta-feira, 20 de setembro.

Conhecido por retratar trabalhadores da construção em cenários humorísticos, Jaune alterou ligeiramente os seus planos e, em vez de seguir a sua tradicional linha de atuação, virou o seu foco para os bombeiros, os que sempre estiveram na linha da frente durante a última semana dramática em Portugal.

“Decidi mudar o fardamento dos meus mini trabalhadores e converti-os em mini bombeiros como forma de lhes prestar homenagem nas ruas”, escreve. “São heróis que protegem as pessoas e a natureza das chamas. Ainda por cima, na sua maioria, são voluntários”, sublinhou o artista.

Jaune é um artista de stencil de intervenção urbana, oriundo de Bruxelas. Um dos oito novos artistas do roteiro de arte urbana ESTAU.

A sexta edição do festival que ‘pintou’ as ruas de Estarreja decorreu de 14 a 22 de agosto e contou com pinturas de oito artistas, dois deles portugueses, nomeadamente os conceituados Bordalo II e Vhils.

Os mais curiosos podem apreciar as obras na Avenida de Visconde Salreu, Praça Francisco Barbosa e no Parque Municipal do Antuã.

+ notícias: Norte

Câmara de Albergaria quer arrendar casas para realojar famílias após incêndios

O presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, disse esta quarta-feira à Lusa que estão identificadas já 51 habitações atingidas pelos incêndios, 17 das quais com perda total.

Mais de 350 pessoas recorreram aos psicólogos das Juntas de Freguesia de Gaia

Mais de 350 pessoas recorreram, desde dezembro, aos gabinetes de apoio psicológico instalados nas Juntas de Freguesia de Vila Nova de Gaia, um serviço gratuito que privilegia as famílias com vulnerabilidade financeira, disse esta quarta-feira uma responsável pelo projeto.

Linha de crédito anunciada pelo Governo "vai ajudar" Douro mas é "insuficiente"

A linha de crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados, anunciada pelo Governo para apoiar produtores de uva é uma ajuda ao Douro, pode desanuviar a tesouraria de cooperativas e empresas, mas valor é insuficiente.