Homenagem aos bombeiros portugueses ‘pinta’ ruas de Estarreja
Porto Canal
Os impetuosos incêndios que devastaram o norte e centro do país nos últimos dias sensibilizaram o artista belga Jaune a prestar uma homenagem aos bombeiros, através da sua arte.
Ver esta publicação no Instagram
O pintor belga não ficou indiferente ao cenário vivido em solo luso e, no âmbito do ESTAU - Festival de Arte Urbana de Estarreja, plasmou 16 pequenas pinturas em bancos de jardim, caixas de eletricidade e paredes do centro da cidade aveirense, numa ode ao esforço incondicional destes heróis sem capa.
“Grande parte do País está coberto de fumo e centenas de bombeiros estão na linha da frente a tentar controlar as chamas. Alguns morreram cercados pelo fogo”, escreveu o artista no Instagram, na passada sexta-feira, 20 de setembro.
Conhecido por retratar trabalhadores da construção em cenários humorísticos, Jaune alterou ligeiramente os seus planos e, em vez de seguir a sua tradicional linha de atuação, virou o seu foco para os bombeiros, os que sempre estiveram na linha da frente durante a última semana dramática em Portugal.
“Decidi mudar o fardamento dos meus mini trabalhadores e converti-os em mini bombeiros como forma de lhes prestar homenagem nas ruas”, escreve. “São heróis que protegem as pessoas e a natureza das chamas. Ainda por cima, na sua maioria, são voluntários”, sublinhou o artista.
Jaune é um artista de stencil de intervenção urbana, oriundo de Bruxelas. Um dos oito novos artistas do roteiro de arte urbana ESTAU.
A sexta edição do festival que ‘pintou’ as ruas de Estarreja decorreu de 14 a 22 de agosto e contou com pinturas de oito artistas, dois deles portugueses, nomeadamente os conceituados Bordalo II e Vhils.
Os mais curiosos podem apreciar as obras na Avenida de Visconde Salreu, Praça Francisco Barbosa e no Parque Municipal do Antuã.