Câmara de Albergaria quer arrendar casas para realojar famílias após incêndios

Câmara de Albergaria quer arrendar casas para realojar famílias após incêndios
Lusa
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, disse esta quarta-feira à Lusa que estão identificadas já 51 habitações atingidas pelos incêndios, 17 das quais com perda total.

“Neste momento, estamos a fazer esse ponto da situação e temos um registo de 51 habitações atingidas pelos incêndios, das quais 17 foi perda total”, disse.

Quanto à situação atual das famílias desalojadas, António Loureiro afirmou que “há um misto de situações, sendo que umas pessoas estão em casa de familiares, outras já se conseguiu arrendar casa”.

Segundo o presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, a autarquia está agora a procurar habitações disponíveis no mercado de arrendamento para realojar essas famílias, sendo o encargo com as rendas suportado pelo governo.

“O Governo comprometeu-se a apoiar com o pagamento das rendas dessas famílias que ficaram desalojadas”, revelou.

Nove pessoas morreram e mais de 170 ficaram feridas em consequência dos incêndios que atingiram na passada semana sobretudo as regiões Norte e Centro de Portugal.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil contabilizou oficialmente cinco mortos nos fogos.

Os incêndios florestais consumiram, entre os dias 15 e 20 de setembro, cerca de 135.000 hectares, totalizando este ano a área ardida em Portugal quase 147.000 hectares, a terceira maior da década, segundo o sistema europeu Copernicus.

+ notícias: Norte

Grupo familiar "invadiu" escola em Braga à procura de aluna

Um grupo familiar “invadiu”, na terça-feira, a Escola Secundária de Maximinos, em Braga, alegadamente à procura de uma aluna que estaria desaparecida, uma ocorrência já participada ao Ministério Público, disse hoje fonte da PSP à Lusa.

Recluso saltou muro na prisão de Paços de Ferreira mas foi apanhado por vigilante

Um recluso do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira foi intercetado na quarta-feira, por um vigilante, após ter saltado um muro interior, revelou hoje à Lusa a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Quatro distritos do Norte sob aviso amarelo na sexta-feira devido à chuva

Quatro distritos do Norte do país vão estar na sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que poderá ser por vezes forte e acompanhada de trovoadas, informou esta quinta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).