Mário Santos: "O FC Porto é muito mais do que um clube de futebol”

Mário Santos: "O FC Porto é muito mais do que um clube de futebol”
| Desporto
Porto Canal

“O FC Porto encarna o espírito de superação e do desporto ao serviço das pessoas”, “a essência de um clube de sócios”, motivo suficiente para Mário Santos dar a cara por “um projeto de tornar o FC Porto vencedor de forma consistente e com uma estrutura profissional”.

Em entrevista ao Porto Canal, a primeira desde que assumiu o cargo de diretor desportivo das modalidades, o antigo chefe da Missão Olímpica reforçou o “compromisso com a vitória” patente num “clube de cariz regional com uma ambição internacional” nas oito secções extrafutebol.

Certo de que “cada modalidade tem a sua realidade nacional e além-fronteiras”, Mário Santos começou por explicar que “a competitiva do andebol justifica o investimento que já existia”, apesar de se tratar da “única modalidade em que houve cortes, cerca de 10% na massa salarial” e de um projeto “em fase de renovação” sob o comando de um treinador que “foi uma aposta pessoal do presidente para dar espaço aos jovens”.

“O basquetebol deu um sinal ao renovar com o Miguel Queiroz e o Miguel Maria, ao trazer Gonçalo Delgado e ao dar oportunidade a esses atletas de referência na seleção” sem descartar as “contratações de estrangeiros comprometidos com uma equipa que quer ganhar em Portugal e ser competitiva na Europa”.

“O hóquei em patins faz jus à teoria de que mais difícil do que chegar ao topo é manter-se lá”, pelo que o responsável das modalidades sublinha a importância de “manter a motivação de vários atletas que já ganharam tudo” e que compõem um “plantel com alguns dos melhores jogadores do mundo”. “Queremos ganhar mais, o que não é fácil”, acrescenta quem pretende implementar “um novo modelo organizacional” e “trazer uma série de valências multidisciplinares que permitam aos atletas dar um bocadinho mais”.

Acabado de conquistar a Taça Ibérica, o voleibol feminino já treina com o foco na Supertaça e na Liga dos Campeões, uma “aposta de risco que demonstra a ambição” azul e branca. “Podíamos preferir ser um peixe grande num aquário pequeno, mas quisemos jogar contra os tubarões”, constata um portista ciente de que “ser Porto é correr atrás dos maiores objetivos possíveis”.

Apesar de trabalharem noutro registo, a natação, o bilhar, o boxe e o desporto adaptado “não competem para participar, mas sim para ganhar” e Mário Santos vê nessas quatro secções inúmeros “exemplos de superação com a mesma ambição” dos profissionais. “A natação é uma modalidade histórica com quem o sócio se identifica e que deve recuperar a capacidade competitiva”, afirma o antigo praticante.

Já o boxe atravessa “um processo de mudança que tem trazido resultados desportivos e o objetivo a médio prazo passa por lutar pela qualificação olímpica”. Com o saudoso Complexo Desportivo das Antas como “referência”, o diretor desportivo garante que “se as modalidades querem crescer, então devem ter Centros de Alto Rendimento ou oficinas com condições para os atletas treinarem”.

“O FC Porto anda com a casa às costas na formação, o que afeta a capacidade de atrair alguns atletas” e “as infraestruturas são essenciais para cumprir o desígnio do clube”: vencer. “Sonhar com mais modalidades é irrealista nestas condições”, justifica o dirigente à procura de “encontrar soluções” e desejoso de “que o FC Porto seja uma escola de formação vocacionada para a excelência e para a competição justa, nobre e leal”.

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Queremos muito entrar fortes e começar a ganhar"

A edição 2024/25 da Liga Europa arranca com um duelo entre o campeão norueguês e o emblema vencedor da prova em 2003 e 2011. A partir das 17h45 desta quarta-feira, no Aspmyra Stadion, Bodø/Glimt e FC Porto vão medir forças pela primeira vez e discutir três dos 24 pontos possíveis na fase de liga.

Stephen Eustáquio: “Numa competição destas, temos de roçar a perfeição”

É já esta quarta-feira, a partir das 17h45 (Sport TV), que o FC Porto entra em ação na fase de liga da Liga Europa. A 1.ª jornada reserva um duelo com o Bodø/Glimt, na Noruega, e Stephen Eustáquio não tem dúvidas de que “vai ser um jogo extremamente difícil”, mas os Dragões estão “muito confiantes”. Ao lado do treinador Vítor Bruno na conferência de imprensa de antevisão, o médio internacional canadiano sublinhou que, “para passarmos nos oito primeiros temos de começar por fazer um grande jogo amanhã”.

FC Porto (Feminino): Lara Duarte convocada para a seleção sub-15

Lara Duarte, guarda-redes de apenas 15 anos que integra o plantel da equipa feminina de sub-19 do FC Porto, foi chamada à seleção nacional de sub-15.