Chuva de outono. Estação entra com o pé molhado no Norte
Porto Canal
O outono regressa este domingo, 22 de setembro, com períodos de aguaceiros e uma descida da temperatura, pondo um fim aos dias quentes de verão.
Ver esta publicação no Instagram
De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esperam-se “períodos de céu muito nublado”, aguaceiros fracos “até ao meio da tarde”, “uma pequena descida da temperatura mínima”, em todo o país, e da máxima apenas nas regiões do Norte e Centro.
Já na segunda-feira, a precipitação dará tréguas, exceto no Minho onde poderá cair ao “fim do dia”. Prevê-se também “céu pouco nublando”, intensificando-se mais ao final da tarde no Norte e Centro, vento “fraco a moderado” e “neblina ou nevoeiro matinal”.
A chuva regressa a todo o país na terça-feira, prolongando-se pelos restantes dias da semana, sendo mais “persistente e por vezes forte” no Minho e no Douro Litoral, sobretudo nos dias 25 e 26 de setembro.
Isto, segundo o IPMA, deve-se ma massa de ar tropical, com conteúdo muito elevado em vapor de água, na circulação conjunta de um anticiclone localizado a sul dos Açores e uma região depressionária no Atlântico Norte.
O Instituto deu ainda conta de que o vento irá aumentar de intensidade entre a tarde de quarta-feira e o início da manhã de quinta-feira, em especial das regiões Norte e Centro.
Os termómetros vão apresentar uma descida gradual e por consequência as noites vão ficar mais frescas. Por exemplo, no Grande Porto as temperaturas mínimas vão rondar entre os 11 e os 16 graus e as máximas os 20 graus.
Este cenário meteorológico vai manter-se pelo menos até sexta-feira, dia em que sol vai surgir por entre as nuvens e voltar a aquecer significativamente o território português.