FC Porto: Um convidado de honra no Castelo
Porto Canal
A sexta jornada da Liga reserva uma dura batalha em Guimarães (18h00, Sport TV) frente ao terceiro classificado que, à semelhança do FC Porto, apenas perdeu um encontro (12 pontos), está invicto em casa e sofreu dois golos nas primeiras cinco jornadas, o melhor registo a par do Sporting.
Ver esta publicação no Instagram
Os vitorianos começaram a época em julho e já vão para a 12.ª partida. A única derrota foi na Vila das Aves e a restante dezena de encontros teve um desfecho favorável para os homens de Rui Borges, que estão a fazer “o melhor arranque do milénio”, constatou Vítor Bruno na antevisão ao jogo. O anfitrião, que neste fim de semana celebra o 102.º aniversário, vem de um triunfo “com um impacto diferente” em Braga.
O palco do duelo é o Estádio D. Afonso Henriques, que recebeu em média 18.733 adeptos na Liga em 2024/25 - apenas menos do que FC Porto, Sporting e Benfica - e tem uma taxa de ocupação de 63,58%. Apoio caseiro não irá faltar, mas o que acontece para lá das quatro linhas nunca entrou nas preocupações de quem veste de azul e branco e o histórico comprova-o.
Numa casa em que “qualquer adversário passa por dificuldades”, os Dragões venceram nas últimas cinco deslocações referentes ao campeonato. Nesse contexto, já foram disputados 79 embates entre os dois conjuntos no Minho e o saldo sorri aos da Invicta: 40 vitórias, 23 empates e 16 derrotas. O último desaire aconteceu em 2016, quando Vítor Bruno era adjunto de Sérgio Conceição nos vimaranenses.
“Parece que o [Mikel] Villanueva está em dúvida. Vamos ver. O Tomás Ribeiro entrou bem, fez golo, vem com um espírito bom”, acrescentou ainda o treinador portista, que no último treino de preparação viu os nomes de Fábio Vieira, Zaidu, Iván Marcano e Samuel Portugal no boletim clínico e só pensa em “ganhar, ganhar e ganhar”, mas para isso terá de ir a jogo “um grande FC Porto”. Fábio Veríssimo será o árbitro e Fábio Melo estará no VAR.
Os milhares de portistas que vão apoiar o FC Porto na bancada devem concentrar-se a partir das 15h30 nas traseiras da Divisão Policial de Guimarães, onde as autoridades irão assegurar a monitorização dos presentes de forma a precaverem eventuais problemas ou constrangimentos. As portas do estádio abrem às 16h00.