Vieira do Minho escapou quase ileso aos incêndios graças a aposta na prevenção
Porto Canal / Agências
O concelho de Vieira do Minho, distrito de Braga, registou, na última semana, apenas dois incêndios “nascidos” no seu território, graças ao investimento anual de meio milhão de euros na prevenção, disse esta sexta-feira o presidente da câmara.
Em declarações à Lusa, António Cardoso acrescentou que mesmo os incêndios “exportados” pelos concelhos vizinhos, como Póvoa de Lanhoso, Fafe ou Cabeceiras de Basto, “morreram logo à entrada” de Vieira do Minho.
“Somos um concelho que deveria servir de exemplo de boas práticas para o resto do país, devido ao forte investimento que fazemos na prevenção e no planeamento, que ascende a perto de meio milhão de euros por ano”, sublinhou.
O autarca apontou as cinco equipas de sapadores e as unidades locais existentes em “cinco ou seis freguesias” do concelho, devidamente equipadas para a prevenção e o primeiro combate.
“Apanhámos quatro incêndios de concelhos vizinhos, que foram barrados à entrada, e registámos ainda duas ignições dentro do território de Vieira do Minho, com uma área ardida pouco significativa”, referiu.
Acrescentou que não houve quaisquer danos em termos de casas, pessoas, armazéns ou outros bens.
António Cardoso vincou que este desempenho tem um significado acrescido por se tratar de um concelho com cerca de 100 quilómetros quadrados de área florestal.
Sete pessoas morreram e 161 ficaram feridas devido aos incêndios que atingiram desde domingo sobretudo as regiões Norte e Centro do país e destruíram dezenas de casas.
A ANEPC contabiliza cinco mortos, excluindo da contagem dois civis que morreram de doença súbita.
A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 124 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro já arderam mais de 116 mil hectares, 93% da área ardida em todo o território nacional.
O Governo declarou a situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios dos últimos dias e esta sexta-feira dia de luto nacional.