Reativação no fogo em Vila Pouca de Aguiar mobiliza dois helicópteros

Reativação no fogo em Vila Pouca de Aguiar mobiliza dois helicópteros
| Norte
Porto Canal / Agências

Uma reativação em Vreia de Jales, Vila Pouca de Aguiar, está a queimar mato na zona da aldeia de Raiz do Monte e está a ser combatido por 42 operacionais e dois helicópteros, segundo a Proteção Civil.

O incêndio deflagrou em Quintã, Vreia de Jales, na segunda-feira, entrou em resolução na quarta-feira, mas sofreu uma reativação pelas 17h30 desta quinta-feira.

Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), este incêndio mobilizava, pelas 18h30, 42 operacionais, 40 viaturas, oito viaturas e dois helicópteros.

O alerta para o primeiro incêndio em Vila Pouca de Aguiar foi dado pelas 07h30 de segunda-feira em Bornes de Aguiar, e a situação foi-se agravando ao longo do dia, com mais três fogos em Sabroso de Aguiar, Telões e Vreia de Jales, com as chamas a manterem-se ativas até esta quinta-feira.

Ativo continua também o incêndio em Sabroso de Aguiar, que mobiliza 121 operacionais, 43 viaturas e dois helicópteros médios espanhóis, que estão a atuar ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Um relatório preliminar indica que os incêndios que deflagraram no concelho de Vila Pouca de Aguiar na segunda-feira queimaram uma área de cerca de 8.000 hectares de floresta, mato e propriedades agrícolas.

Ardeu uma habitação em Zimão, deixando um idoso desalojado, foram também atingidas cinco casas devolutas, vários armazéns agrícolas, um armazém industrial e uma estufa.

Sete pessoas morreram e 161 ficaram feridas devido aos incêndios que atingem desde domingo sobretudo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Viseu e Coimbra, e que destruíram dezenas de casas.

A ANEPC contabiliza cinco mortos, excluindo da contagem dois civis que morreram de doença súbita.

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 121 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro já arderam mais de 100 mil hectares, 83% da área ardida em todo o território nacional.

O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias e sexta-feira dia de luto nacional.

+ notícias: Norte

Eis a futura residência da UTAD que vai aumentar o alojamento estudantil em Vila Real

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) iniciou na semana passada a construção, renovação e adaptação das residências universitárias. O projeto orçado em 18 milhões de euros vai aumentar a oferta de alojamento estudantil. O Porto Canal teve acesso à imagem do projeto da nova infraestrutura.

PSD pede audição sobre encerramento de fábrica de Arcos de Valdevez

O grupo parlamentar do PSD pediu uma audição à comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão sobre o encerramento, no final de dezembro, da unidade da Coindu em Arcos de Valdevez que vai despedir 350 trabalhadores, foi esta sexta-feira divulgado.

Obras de 580 mil euros em residência estudantil de Melgaço concluídas em 2025

As obras de adaptação da Pousada da Juventude de Melgaço para alojamento estudantil já arrancaram e devem estar concluídas no último trimestre de 2025, revelou aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo.