Joana Resende: “Queremos ganhar, mas sempre com os pés bem assentes na terra”

Joana Resende: “Queremos ganhar, mas sempre com os pés bem assentes na terra”
| Desporto
Porto Canal

A segunda edição da Taça Ibérica vai realizar-se em Las Palmas e marca a estreia do FC Porto na competição. Nas meias-finais, as tetracampeãs nacionais defrontam o Avarca de Menorca (sábado, 18h30), no Centro Insular de Deportes, e vão discutir um lugar na final com um adversário que foi “vice-campeão espanhol” e “finalista da Taça de Espanha”, como recordou Joana Resende. A capitã portista apelou a uma “atitude humilde” da equipa, mas “a nossa ambição é vencer todos os jogos e essa é sempre a nossa mentalidade competitiva”. “Nunca dar nenhum ponto como perdido” é algo inegociável. A outra meia-final coloca frente a frente o Gran Canaria e o Benfica.

Pré-temporada a chegar ao fim

“Foi uma pré-época muito proveitosa, com um grupo que tem uma mescla de atletas que transitaram da época passada com atletas novas que vieram. Acho que as dinâmicas que conseguimos estabelecer enquanto grupo foram muito boas. Na minha opinião, o crescimento que tivemos a nível individual e coletivo foi muito grande, mas ainda estamos longe de onde queremos estar, pois podemos ser ainda melhores. Já estamos a treinar desde o início de agosto, mas tínhamos de começar cedo devido ao calendário. A pré-época foi boa para percebermos o nosso nível atual e também para identificarmos algumas lacunas e coisas a melhorar.”

A Taça Ibérica
“É uma competição recente e creio que no ano passado foi a primeira vez que foi disputada. Será a nossa primeira vez na competição, um lugar que conseguimos por mérito próprio. Estamos muito ansiosas, sobretudo por ser a primeira competição oficial da época. Adoramos treinar, mas também adoramos competir. Estamos ansiosas por entrar em campo e por tentar por dentro dele tudo aquilo que fomos treinando ao longo destas semanas.”

Jogo a jogo
“Temos de nos centrar primeiro na meia-final, pois é esse jogo que nos permite sonhar com o troféu. Estamos muito focadas nesse jogo e não nos adianta de nada grandes futurismos. Sabemos que não vai ser um jogo fácil.”

O Avarca de Menorca
“É um adversário que na época passada foi vice-campeão espanhol e também foi finalista da Taça de Espanha, o que diz muito do seu valor. Tem jogado competições europeias e também há um investimento do clube nesse sentido. Mantêm muitas das peças do ano passado e podemos analisar o adversário por aí.”

Um FC Porto focado e humilde
“É muito importante focarmo-nos em nós, no nosso trabalho e no nosso modelo de jogo, pois isso vai permitir-nos ter mais sucesso nas nossas ações, sejam individuais ou coletivas. A nossa ambição é vencer todos os jogos e essa é sempre a nossa mentalidade competitiva. Depois, temos de ter uma atitude humilde, pois o adversário tem valor. Queremos ganhar, mas sempre com os pés bem assentes na terra e sempre com a ambição de nunca dar nenhum ponto como perdido.”

Uma mensagem para os adeptos
“A minha primeira mensagem é sempre de agradecimento, pois ao longo destes anos eles têm-nos acompanhado de uma forma indescritível. Depois, convido-os a assistir aos jogos, pois vão ter transmissão no YouTube da federação espanhola. Sei que vão torcer por nós.”

+ notícias: Desporto

FC Porto: Detalhes ultimados para a viagem a Guimarães

A equipa principal do FC Porto pisou, na manhã desta sexta-feira, pela última vez o relvado do Olival antes de se deslocar a Guimarães para defrontar o Vitória SC na 6.ª jornada da Liga. O duelo tem apito inicial marcado para as 18h00 de sábado no Estádio D. Afonso Henriques (Sport TV1).

Daniel Chaves: “Começam agora os jogos que nós queremos”

A espera acabou e chegou o momento de a equipa de futebol feminino do FC Porto disputar o seu primeiro jogo oficial. No próximo domingo (15h00, Porto Canal/FC Porto TV), no Campo 1.º de maio – Fontelo, em Viseu, as azuis e brancas defrontam o Académico de Viseu na 1.ª eliminatória da Taça de Portugal. No lançamento da partida, o treinador Daniel Chaves garantiu que o coletivo portista tem “trabalhado para superar as dificuldades” que vai encontrar frente a uma equipa “que gosta de sair em transições” e que “é bem organizada defensivamente”. A defesa Joana Ferreira, por sua vez, deu voz ao grupo: “Queremos mostrar o que é jogar à Porto e vamos lá para ganhar”.

FC Porto B: Preparação para a sexta jornada continuou no miniestádio

A manhã desta sexta-feira voltou a ser de trabalho para o FC Porto B, que deu continuidade à preparação para a receção ao Felgueiras da sexta jornada da Liga (domingo, 29 de setembro, 11h00, Porto Canal).