Incêndios. Vila Verde cria dispositivo com GNR para vigiar e patrulhar concelho à noite

Incêndios. Vila Verde cria dispositivo com GNR para vigiar e patrulhar concelho à noite
| Norte
Porto Canal / Agências

A presidente da Câmara de Vila Verde, distrito de Braga, anunciou esta segunda-feira a criação de um dispositivo com militares da GNR para patrulhar e vigiar o concelho durante a noite, período onde se regista a maioria dos incêndios.

Em declarações à agência Lusa, Júlia Rodrigues Fernandes (PSD) explicou que, em colaboração com o comando sub-regional do Cávado, “foi desenvolvido um dispositivo” para patrulhamento e vigilância, nas próximas 48 horas, de zonas do concelho que têm sido fustigadas nos “últimos dois, três dias” com incêndios sucessivos e constantes, sobretudo à noite.

“O objetivo é, por um lado, conseguirmos estar mais alertas e evitar estas catástrofes, e, por outro, tentar apanhar estes terroristas que têm atacado durante a noite e que estão a pôr em causa o nosso concelho”, explicou a autarca.

Esta “vigilância mais apertada” e o reforço policial com militares da GNR arrancou hoje e prolonga-se pelas próximas 48 horas, as “mais cruciais” no que a incêndios rurais e florestais diz respeito.

As freguesias mais atingidas pelos incêndios nos últimos dias são Ribeira do Neiva, onde pelas 21:00 estava um fogo ativo combatido por 63 operacionais apoiados por 19 viaturas, Aboim da Nóbrega e Gondomar, Prado São Miguel e Vade.

Júlia Rodrigues Fernandes disse que os incêndios nestas freguesias “têm sido constantes”, dando o exemplo de “três incêndios que deflagraram ao mesmo tempo” na antiga freguesia de Duas Igrejas durante a noite.

A autarca apelou à população para que esteja “atenta e vigilante”, dando conta também da ajuda das juntas de freguesia neste esforço conjunto, elogiando o trabalho “incansável” dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, e do seu comandante.

A presidente do município de Vila Verde destacou também o trabalho do comando sub-regional do Cávado e “a solidariedade” entre as várias corporações de bombeiros, que têm vindo a ajudar no combate a vários “incêndios complicados” no concelho.

O Governo vai prolongar a declaração de situação de alerta até ao final do dia de quinta-feira, face às previsões meteorológicas, adiantou hoje o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

“Face à situação operacional e ao não desagravamento da situação meteorológica, o Governo vai prolongar a declaração de situação de alerta até às 23:59 do próximo dia 19, ou seja, quinta-feira”, disse André Fernandes, comandante nacional da ANEPC, no ponto de situação relativo aos incêndios ativos no território continental, feito pelas 20:00, na sede do organismo.

+ notícias: Norte

Depressão Ivo traz chuva e vento forte ao Norte e Centro já a partir de quarta-feira

A depressão Ivo deve atingir Portugal continental a partir da madrugada de quarta-feira, causando precipitação forte no Norte e Centro e rajadas de vento entre os 80 a 100 quilómetros por hora (km/h) no litoral oeste e terras altas.

Dois carros danificados após queda de árvore de grande porte em Matosinhos

Uma árvore de grandes dimensões caiu esta terça-feira de manhã em Custóias, Matosinhos, provocando danos em dois carros, avançou o Jornal de Notícias. O incidente ocorreu devido ao vento e à chuva intensa trazidos pela depressão Hermínia.

Aluimento na EN203 em Viana do Castelo danifica cinco viaturas

Um aluimento de terras ocorrido esta terça-feira na Estrada Nacional (EN) 203 em Deocriste, Viana do Castelo, provocou um buraco na via com cerca de um metro de diâmetro, causando danos em pelo menos cinco viaturas, disse fonte da GNR.