Incêndios. Dois lares e duas escolas evacuadas em Gondomar

Incêndios. Dois lares e duas escolas evacuadas em Gondomar
| Norte
Porto Canal / Agências

Dois lares e duas escolas de Jovim, em Gondomar, distrito do Porto, foram evacuados por precaução na sequência do incêndio que lavra desde o início da tarde, revelou à Lusa o vice-presidente da Câmara Municipal.

“A retirada dessas pessoas foi feita devido ao intenso fumo que se fazia sentir, [e foi feita] logo por precaução”, disse Luís Filipe Araújo.

O autarca revelou ainda “ter ardido uma casa devoluta” e que um bombeiro “sofreu ferimentos ligeiros”.

Sobre o incêndio, que deflagrou às 13h02 e que obrigou a condicionamentos no trânsito na Autoestrada 43 e na Estrada D. Miguel, o vice-presidente do município confirmou que as chamas “avançam na direção da Foz do Sousa e que podem chegar à Estrada Nacional 108”, na marginal de Gondomar.

“Neste momento o incêndio decorre em mato”, precisou Luís Filipe Araújo.

De acordo com o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 17h30 o fogo mobilizava 82 operacionais, apoiados por 20 veiculos.

+ notícias: Norte

Fogo em Gondomar "está dominado", garante Marco Martins

O presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, confirmou esta quarta-feira que o incêndio que lavra naquele concelho desde segunda-feira "está dominado" e em resolução, esperando-se que o rescaldo seja feito "nas próximas horas".

“Cenário devastador”. Bombeiros e populares uniram esforços para combate ao fogo em Gondomar

O incêndio que lavra desde segunda-feira em Gondomar começou a ceder aos meios em três das frentes de combate (Jovim, Jancido e Melres) pela hora de almoço, com o último foco a dar problemas, em Medas, a estar também já “dominado”, informou pelas 17h50 o Presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins.

Circulação na Linha do Douro suspensa em Baião

A circulação na Linha do Douro foi suspensa entre Mosteirô e Ermida, em Baião, devido à proximidade do incêndio que lavra naquele concelho do distrito do Porto, indicou esta quarta-feira a Infraestruturas de Portugal (IP).